Centro de Saúde de Mafra tem aparelho de raio X novo sem ser utilizado

Data:

Inaugurado há cinco meses, o Centro de Saúde de Mafra ainda não estreou o novo aparelho de raio X, disse um autarca, tendo a Administração Regional de Saúde esclarecido que as instalações radiológicas não estão ainda licenciadas.
O presidente da União de Freguesias de Igreja Nova e Cheleiros, Elísio Varandas (PS), disse à agência Lusa que “o centro de saúde abriu há cinco meses e não tem ainda o RX a funcionar, quando tem colocados há um ano três técnicos de radiologia, que estão sem trabalhar”.
O também médico nesta unidade do distrito de Lisboa justificou que, num centro de saúde que mantém aberto 24 horas o Serviço de Atendimento Permanente, o RX é necessário para “evitar que os doentes sejam reencaminhados” para a urgência de Torres Vedras do Centro Hospitalar do Oeste ou para o Hospital de Santa Maria, em Lisboa.
No antigo centro de saúde, eram realizados 250 RX por semana, recorrendo a um equipamento já obsoleto, que acabou por avariar e por não ser reparado.
Contactada pela Lusa, a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) esclareceu que o RX ainda não entrou em funcionamento porque “o processo de licenciamento das instalações radiológicas está a decorrer, por forma a ser submetido à entidade competente, a Agência Portuguesa do Ambiente (APA)”.
O autarca da freguesia de Igreja Nova e Cheleiros alertou também que, para descontentamento desta população, a extensão de saúde respetiva foi encerrada e, cinco meses depois, o Ministério da Saúde continua a pagar a renda das instalações.
A ARSLVT diz que o processo de levantamento do equipamento obsoleto “está em curso”, mas admitiu que “é moroso”, justificando assim a manutenção da renda de 474 euros mensais.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.