Museu do Traje recebe pintura “Havemos de ir a Viana” doada por Mariana Homem de Mello

Data:

Foi  assinado o auto de doação do quadro a óleo sobre tela “Havemos de ir a Viana” ao Município de Viana do Castelo. O auto de doação foi assinado pelo Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, José Maria Costa, e pela artista Mariana Homem de Mello, num momento que contou também com a presença a Vereadora da Cultura, Maria José Guerreiro.
Recorde-se que, em agosto passado, o autarca tinha manifestado intenção do Município adquirir a obra, mas a pintora, neta de Pedro Homem de Mello, decidiu doar a obra à Câmara Municipal.
O quadro, que ficará exposto no Museu do Traje, é inspirado no poema de Pedro Homem de Mello, imortalizado pela fadista Amália Rodrigues, e foi pintado pela neta do poeta, professor e folclorista português.
O autarca realçou o facto de a pintura representar “tudo aquilo que nos transmite o poema de Pedro Homem de Mello”. José Maria Costa frisou o facto de o poeta ter transmitido à neta “o gosto e a paixão pelas nossas tradições”, considerando que esta doação reforça o vínculo existente entre o Museu do Traje e Mariana Homem de Mello.


O edil aproveitou para convidar a artista a realizar, no próximo ano, uma exposição com o tema Pedro Homem de Mello, desafio que foi prontamente aceite pela pintora.
Mariana Homem de Mello assegurou encontrar no Minho e na poesia do avô a sua principal fonte de inspiração, garantindo que “as cores do Minho estão sempre presentes” nas suas obras.
Mariana Telles da Silva Homem de Mello nasceu no Porto no dia 3 de novembro de 1974, tendo vivido sempre em Lisboa. Em 1992, frequentou o curso de Desenho da Sociedade Nacional de Belas-Artes de Lisboa e, uns anos mais tarde, em 2008, frequentou um curso de Pintura com a pintora Isabel Contreras Botelho.
Pinta e desenha desde sempre. A sua pintura foi, durante os primeiros anos, figurativa e expressionista. Em 2015 iniciou uma nova fase, abstrata, com trabalhos que, em mente, não apresentam nenhuma estética pré-concebida, criando subconscientemente a sua pintura em camadas através de gestos espontâneos e expressivos.
Os seus quadros encontram-se em coleções particulares em vários países. Está representada na Saatchi Gallery, em Londres e na Artmajeur, em França. Utiliza vários tipos de materiais como o acrílico, óleo, têmpera e carvão.

Viana do Castelo, 29 de novembro de 2019
Gabinete de Comunicação e Imagem
Câmara Municipal de Viana do Castelo

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.