A cidade de Lisboa foi eleita, pelo terceiro ano consecutivo, o Melhor Destino ‘City Break’ (estadias de curta duração) do Mundo nos ‘World Travel Awards’ (WTA), considerados os óscares do turismo mundial.
A par desta distinção, Portugal ainda recebeu outros 11 prémios, entre os quais o de Melhor Destino Turístico do Mundo.
Na cerimónia de apresentação dos denominados ‘óscares’ do turismo, que se se realizou em Mascate, capital de Omã, os WTA atribuíram também à Parques de Sintra, pelo sétimo ano consecutivo, o prédio de Melhor Empresa do Mundo em Conservação, distinção que “reconhece a eficácia da sua gestão dos valores patrimoniais que lhe foram confiados”.
Para a Associação Turismo de Lisboa (ATL), a distinção da capital portuguesa como Melhor Destino ‘City Break’ do Mundo é o reflexo da “atratividade e qualidade da oferta” da cidade no que respeita a estadias de curta duração.
“Com a atribuição deste prémio, Lisboa volta a elevar os níveis mundiais de excelência no setor e a estabelecer níveis de qualidade a que outras cidades devem aspirar”, apontou a associação.
A diretora executiva da ATL, Paula Oliveira, destacou o trabalho desenvolvido na “requalificação do património, promoção do destino e melhoria da oferta cultural, gastronómica e turística”, que tem posicionado o destino de Lisboa como “uma referência no que diz respeito às boas-práticas”, o que se reflete nestas distinções.
O projeto de reabilitação do Novo Cais de Lisboa, apresentando esta semana, é um dos exemplos de como “Lisboa continua a reinventar-se e a inovar para continuar a superar as expectativas” dos lisboetas e de quem visita a cidade, indicou a responsável da ATL, realçando o trabalho da associação, que tem sido o principal impulsionador do reconhecimento da capital portuguesa nos WTA.
Em 2018, Lisboa conquistou, pela primeira vez, o prémio de Melhor Cidade Destino do Mundo e, pela segunda vez consecutiva, o Melhor Destino para ‘City Break’, nos WTA.
Recentemente, em junho deste ano, Lisboa recebeu três distinções europeias nos WTA, entre as quais a atribuição, pela primeira vez, de Melhor ‘City Tourist Board’ à ATL “como reconhecimento da excelência do trabalho que tem realizado para desenvolver o turismo” na cidade.
Relativamente ao prédio de Melhor Empresa do Mundo em Conservação, a Parques de Sintra salientou que foi, novamente, a única entidade europeia nomeada nesta categoria, considerando que os prémios representam “uma das distinções mais importantes que as empresas deste ramo podem receber, sendo a marca reconhecida globalmente como selo de qualidade”.
O projeto de recuperação do Convento dos Capuchos, que será disponibilizado ao público em 2020, é uma das ações de conservação e restauro do património que está a ser desenvolvida pela Parques de Sintra.
A empresa é responsável pela gestão do Parque e Palácio Nacional da Pena, dos Palácios Nacionais de Sintra e de Queluz, do Chalet da Condessa d’Edla, do Castelo dos Mouro, do Palácio e Jardins de Monserrate, do Convento dos Capuchos e da Escola Portuguesa de Arte Equestre.
Este ano, estes monumentos e parques já receberam mais de três milhões de visitas, informou a Parques de Sintra.