A Avenida da Liberdade, em Lisboa, vai receber, no domingo, o tradicional desfile comemorativo do 1.º de dezembro, onde 37 bandas filarmónicas e um coro vão tocar, pela primeira vez, o hino nacional, foi anunciado.
Em comunicado, a Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural (EGEAC) refere que é uma iniciativa de entrada livre em que estarão presentes mais 1.600 músicos, de 37 bandas e agrupamentos de todo o país, sendo que a Sociedade Filarmónica União e Capricho Olivalense, com 132 anos de história, foi a banda convidada, deste ano, para representar a cidade de Lisboa.
O cortejo começa pelas 15:00, junto à Estátua dos Combatentes da Grande Guerra, com as atuações do Grupo de Bombos de Atei e da Banda Sinfónica do Exército, e termina na Praça dos Restauradores com a interpretação de todos os grupos do Hino da Maria da Fonte, do Hino da Restauração e do Hino Nacional.
O trânsito na Avenida da Liberdade vai sofrer alterações devido ao desfile, sendo que a circulação será cortada entre o Marquês de Pombal e o Rossio, entre as 12:45 e as 19:00, lê-se no comunicado.