Portugal representado com stand e 11 escritores na Feira Internacional do Livro de Guadalajara

Data:

A presença de Portugal na Feira Internacional do Livro de Guadalajara (FIL) 2019, no México, deste ano inclui um stand oficial e a presença de 11 autores de língua portuguesa.
O certame, considerado o maior e o mais importante em língua espanhola, abre portas a 30 de novembro, e decorre até 08 de dezembro.
Portugal leva à FIL 2019 escritores “que se têm destacado nos domínios da narrativa, da poesia e da ilustração”, informa o Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) numa nota de imprensa.
integram a comitiva os escritores Afonso Cruz, Alexandra Lucas Coelho, Cláudia R. Sampaio, David Machado, Luís Quintais, Patrícia Portela, Raquel Nobre Guerra e Vasco Gato, o escritor angolano Ondjaki e as ilustradoras Mariana, a Miserável, e Yara Kono.

Com 72 metros quadrados, o stand de Portugal parte do pressuposto que a criação literária e artística ‘espelha’ a vida

“Um conjunto de autores que revela a força e a dinâmica atuais da literatura e da ilustração em língua portuguesa e que procura também representar as novas gerações nestas áreas”, refere ainda o MNE.
O stand oficial de Portugal terá à venda 4000 exemplares, de 800 títulos, de diversas áreas da cultura portuguesa, tanto em língua portuguesa como espanhola.
Com 72 metros quadrados, o stand foi projetado pela agência criativa do Turismo de Portugal, “partindo do pressuposto que a criação literária e artística ‘espelha’ a vida e, por isso mesmo, “joga” com o princípio do reflexo”, informa ainda o MNE.
As ilustradoras participarão nos debates e workshops da VIII Filustra e no ‘Foro Internacional de Diseño Industrial’.
A programação própria do stand de Portugal inclui sessões moderadas por estudiosos da literatura portuguesa, tradutores e editores latino-americanos e mexicanos, debates, leituras e a apresentação de obras dos autores presentes, mas também de obras que foram recentemente traduzidas para o mercado da América Latina, como as da escritora Lídia Jorge.

Debates na Universidade de Guadalajara

Os escritores Afonso Cruz, Alexandra Lucas Coelho e Patrícia Portela estarão ainda no Leitorado de Cultura Portuguesa, na Universidade de Guadalajara, para divulgar e debater com estudantes, professores e outros interessados pela cultura portuguesa, quer as suas obras, quer as tendências mais recentes da nossa narrativa, revela também a nota do MNE.

Portugal foi o país convidado de honra da edição de 2018 da FIL

Portugal foi o país convidado de honra da edição de 2018 da FIL. A participação foi um êxito que se refletiu no número de obras traduzidas e editadas no México e em outros países da América Latina, e no interesse crescente dos editores de língua espanhola pelas obras em língua portuguesa.
No quadro da Ação Cultural Externa, as áreas governativas dos Negócios Estrangeiros e da Cultura consideram estratégica
A participação em feiras internacionais do livro de referência é considerada, pelos ministérios da Cultura e dos Negócios Estrangeiros, “estratégica” para o crescimento, promoção e maior internacionalização da cultura portuguesa no mundo.

Ana Grácio Pinto

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.