A Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Fátima foi uma das 75 entidades que assinou, a 22 de novembro, o protocolo para renovação das ambulâncias afetas aos Postos de Emergência Médica do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM).
Na região, também os Bombeiros Municipais de Leiria e os Voluntários do Bombarral e Óbidos assinaram protocolos com o INEM.
“Este protocolo vem melhorar a operacionalidade no socorro à população, por ser uma viatura nova, com equipamento novo e mais atual”, disse Amorim Gonçalves, presidente dos Bombeiros Voluntários de Fátima, acrescentando que a substituição era “de uma necessidade premente”.
A nova ambulância para Fátima substituirá a que está atualmente ao serviço e que conta conta mais de 640 mil quilómetros de circulação.
Segundo o INEM, os 75 protocolos traduzem-se num investimento total superior a 3,7 milhões de euros e têm como objetivo melhorar as condições de operacionalidade do Sistema Integrado de Emergência Médica e reforçar a sua capacidade de resposta aos pedidos de ajuda recebidos através do Número Europeu de Emergência (112).
Cada corporação receberá uma tranche no valor de 50 mil euros para a aquisição da viatura. “Todas as corporações receberão ainda 9.750 euros, exclusivamente para manutenção mecânica e realização do seguro automóvel com cobertura de danos próprios durante o tempo de vigência do protocolo, oito anos”, revela uam nota divulgada pela Juta de Freguesia de Fétima.
A ambulância adquirida para a corporação de Fátima teve um custo na ordem dos 60 mil euros e a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Fátima assumirá a diferença do valor da compra.
INEM renova ambulância dos Bombeiros de Fátima
Data: