O Mercado Municipal de Santa Maria da Feira, desenhado pelo arquiteto Fernando Távora (1923-2005), transforma-se na sexta-feira num espaço com lojas e animação natalícias, em complemento às propostas lúdicas do parque temático “Perlim”.
Funcionando até 29 de dezembro em diferentes horários, sempre de quinta-feira a domingo, o recinto acolherá um total de 22 expositores: nove relativos a produtos alimentos como bolo-rei, rabanadas e vinho quente; e 13 dedicados a peças de artesanato tradicional e urbano como velas, têxteis, presépios, acessórios de moda, cosméticos, brinquedos, instrumentos musicais e artigos em couro, cortiça e macramé.
Na sua segunda edição, o programa “Natal no Mercado” mantém-se com entrada gratuita, mas passa a integrar mais propostas de animação, entre as quais concertos, teatro de fantoches e marionetas, oficinas e um ‘showcooking’ pela chef conhecida como Tia Cátia, que também apresentará no local o seu mais recente livro de culinária.
Segundo fonte da autarquia, esse mercado natalício deixa este ano de funcionar no horário após o jantar, período em que a procura registada em 2018 se revelou menor, mas, em contrapartida, o programa afirma-se agora enquanto “proposta cultural própria”, o que ajuda à sua vertente de alternativa a Perlim.
Essa perspetiva de complementaridade é justificada pelo facto de, entre os mais de 120.000 visitantes recebidos o ano passado em “Perlim”, a maioria ser proveniente de zonas distantes de Santa Maria da Feira, sobretudo de Espanha, já que cerca de 50% das entradas no parque temático foram de cidadãos espanhóis.
Foi a crescente procura por parte de visitantes externos ao concelho que motivou na autarquia a necessidade de lhes garantir propostas de animação que possam funcionar como alternativa a “Perlim” em caso de más condições climatéricas.
Como esse parque temático funciona ao ar livre na Quinta do Castelo, e tem entrada paga, a chuva pode inibir a afluência ao local e o mercado desenhado por Távora torna-se uma opção por ser quase totalmente coberto, ter entrada gratuita e estar situado a poucas centenas de metros de “Perlim”.
Esta poderá também ser a ultima vez que o icónico edifício desenhado por Fernando Távora acolhe um evento de índole natalícia no estado original do imóvel, uma vez que em 2020 o recinto será sujeito a uma requalificação na ordem de um milhão de euros – sob supervisão do arquiteto José Bernardo Távora, filho do autor do projeto original.