O Espaço Espelho d´Água, em Lisboa, foi palco do evento de solidariedade “Blended for Mozambique” com o objetivo de angariar fundos para ajudar projetos de cariz social de apoio ao povo moçambicano. A iniciativa foi organizada pela associação United Wine Women (UWW), uma organização no feminino que reúne enólogas e produtoras de vinhos portugueses com o intuito de apoiar projetos sociais.

Rita Andrade Soares, porta-voz das United Wine Women
No evento marcaram presença convidados de diferentes quadrantes da sociedade portuguesa e moçambicana, nomeadamento o embaixador de Moçambique em Portugal, Joaquim Bule, bem como algumas personalidades conhecidas do grande público que se quiseram associar à iniciativa.
A atriz Lúcia Moniz e o ator Pedro Lamares apresentaram alguns excertos da sua última peça, uma homenagem a Sofia de Mello Breyner.
Entre as provas de vinhos de 25 enólogas e produtoras nacionais foram leiloados uma seleção de garrafas premium de cada uma das produtoras e três obras de Arte Experimental do fotógrafo Frederico van Zeller inspiradas nos retratos de mulheres moçambicanas de três gerações. Pintados sobre vidro, com recurso a vinho, mosto e uvas.

O testemunho de Mónica, uma Girl Mover Moçambicana
Para as UWW, a causa deste ano prende-se com a necessidade de sensibilizar e ajudar Moçambique, um país que no seu passado recente viveu tempos conturbados com a passagem do ciclone Idai e pela grave crise económica que atravessa, traduzida no apoio a uma instituição local, a Girl Move Academy. Para Rita Andrade Soares, porta-voz das UWW, “a escolha da Girl Move Academy reflete a nossa missão de trabalhar e ajudar uma instituição de Moçambique que aposte na educação e formação de meninas, jovens e mulheres moçambicanas de forma a que possam contribuir para melhorar o seu país”.
Foi ainda possível ouvir o testemunho de uma jovem moçambicana com 24 anos, formada em Ensino de Português, acerca da importância que a Girl Move Academy desempenhou na sua vida e como pretende continuar a ajudar outras jovens moçambicanas.

A atriz Lúcia Moniz e o ator Pedro Lamares
Com esta iniciativa as UWW conseguiram angariar cerca de 6.000 euros.
Ainda é possível fazer donativos e contribuir para a causa no site das United Wine Women – https://unitedwinewomen.pt/.
A Girl Move Academy promove todos os anos a formação, o desenvolvimento pessoal e a carreira de cerca de 30 jovens moçambicanas licenciadas, denominadas Girl Movers, com talento e vontade de desenvolver o seu país.
Ao longo de um ano de formação, cada Girl Mover é mentora de 3 raparigas ainda universitárias que, por sua vez, juntas, supervisionam e ajudam 30 raparigas em idade de risco que se encontram em condições de vulnerabilidade, nos bairros dos arredores da cidade de Nampula, no norte de Moçambique. No decurso desse ano, 3 meses são passados em Portugal, com 1 mês de estágio em empresas portuguesas.

O embaixador de Moçambique em Portugal, Joaquim Bule
United Wine Women
A aventura iniciou-se em 2017 quando o Telmo Alves, da Oeno-Tech, convidou 23 mulheres do setor do vinho para visitar a região de Bordéus, em França. O convite partiu da Seguin Monreau, uma das mais prestigiadas tanoarias mundiais, que não só serviu para fazer novas amizades como para outras serem reforçadas. E todas, sem exceção, uniram-se com o propósito de, pontualmente, contribuírem para causas sociais através de ações de solidariedade que apoiem instituições carenciadas.
O objetivo da United Wine Women é mobilizar, sensibilizar e alertar para a responsabilidade de todos nós em apoiar quem mais carece.

7 kg de uvas, 56 lts de vinho e 24h de trabalho depois…3 retratos especiais por uma boa causa…