Uma árvore de natal gigante, quatro milhões de luzes, uma pista de gelo ecológica e um balão de ar quente animam a iniciativa ‘Caldas, Rainha do Natal’.
“São quatro milhões de luzes, cerca de sete mil metros de ruas iluminadas e mais de 15 mil metros quadrados de praças e pracetas iluminadas com apontamentos natalícios”, convida a autarquia acrescentando ainda que na praça 5 de Outubro há uma “prenda” de grandes dimensões.
O arranque da animação acontece hoje, 16 de novembro, com a inauguração da iluminação e da tradicional árvore gigante, que este ano um feixe de luz dirigido ao céu.
Há ainda cinco locais emblemáticos que foram escolhidos para receber a iluminação ligada à quadra natalícia: CCC, Hospital Termal, Chafariz das Cinco Bicas, Mercado Peixe e igreja Nossa Senhora da Conceição. O presépio também vai passar a estar junto à igreja matriz das Caldas da Rainha.
O ‘Caldas, Rainha do Natal’ tem outros motivos de interesse para visitar a cidade, desde uma pista de gelo ecológica, na Praça da Animação do CCC, a subidas de balão de ar quente.
O comboio de Natal vai percorrer a cidade de 7 a 24 de dezembro, todos os dias das 11h às 13h e das 14h às 19h, com paragens junto ao aos três estacionamentos subterrâneos da cidade.
Na apresentação do programa, o presidente da Associação Empresarial das Caldas da Rainha e Oeste (ACCCRO), salientou que o objectivo é tornar Caldas da Rainha o maior recinto de Natal a céu aberto do país
“Com elementos por vários locais, vamos fazer com que as pessoas percorram toda a cidade”, disse Luís Gomes, lembrando que a cidade tem ainda para oferecer um comércio com mais de 600 lojas e 40 restaurantes.
“Tudo isto é muito importante para a economia do concelho porque traz as pessoas a virem fazer compras”, sublinhou Luís Gomes, recordando que não é necessário pagar um bilhete de entrada para viver tudo isto. Há vários anos que o município e a associação de comerciantes coorganizam este evento, envolvendo vários parceiros do concelho.
Uma árvore gigante, concertos e passeios de charrete
A festa começa neste sábado, a partir das 15h, com passeios de charrete que partem da praça 25 de Abril. Às 16h30 há animação natalícia com os alunos da Escola Técnica e Empresarial do Oeste (ETEO) e às 17h30, também na praça 25 de Abril acontece um concerto dos ‘Lucky Duckies’. A inauguração da àrvore de Natal está marcada para as 19h.
A 23 de novembro, às 10h30, terá início a Grandiosa Parada do Pai Natal com o grupo de bombos e personagens de Natal interpretadas por alunos da ETEO. A partir desse dia, aos sábados e domingos, estará aberta a Casa do Pai Natal (Rua Miguel Bombarda), e haverá animação infantil em vários pontos da cidade.
A pista de gelo será inaugurada a 30 de novembro, às 16h, com a presença da cantora Rebeca. Nessa tarde haverá ainda um concerto, às 15h, com Nelson Rodrigues, na Casa da Pai Natal, e as ruas da cidade vão receber o projecto musical ‘Ruído à Portuguesa’.
Na tarde de 1 de dezembro está prevista também animação musical itinerante com ‘Notas Soltas’. E de 6 a 9 de dezembro vai decorrer o ‘Caldas Street Food Fest’.
Já a 7 e 8 vai ser possível fazer batismos de voo no balão de ar quente. Nesse fim-de-semana há também vários momentos musicais e de animação com destaque para oferta de postais de Natal e pinturas faciais, por alunos do Colégio Rainha D. Leonor, na rua Almirante Cândido dos Reis (dia 7, entre as 11h e as 13h) e serenatas com a tuna mista da ESAD na praça 5 de outubro (dia 7, às 22h30).
A 14 e 15 de dezembro o destaque será o desfile pela cidade da Banda Comércio e Indústria (na manhã do dia 14) e o passeio ‘Pai Natal das Bicicletas’ com o Grupo de Amigos das Pasteleiras Caldas da Rainha e Óbidos (sábado à tarde).
No dia 19, a partir das 18h30, os Pimpões promovem a 3ª Caminhada Solidária dos Pai Natal pelas luzes da cidade.
No último fim-de-semana antes do Natal, entre outras actividades, vai haver animação itinerante pelo grupo de dança do Arneirense ‘Super Flash’, a atuação da Orquestra Ligeira Monte Olivett, um concerto com ‘Os Lapsos’ (dia 21) e o grupo Cottas Jazz Band vai percorrer a cidade com a sua música (dia 22).
Ana Grácio Pinto