Investigação em língua, literatura e tradução centra a Cátedra José Saramago na Universidade de Sófia

Data:

 

O presidente do Camões-Instituto da Cooperação e da Língua, Luís Faro Ramos, e o Reitor da Universidade de Sófia, Anastas Gerdjikov, assinaram hoje, em Sófia, Bulgária, o protocolo que cria a Cátedra José Saramago. Esta é a 50ª cátedra apoiada pelo Camões, I.P. em instituições de ensino superior em quatro continentes e terá como linhas principais de investigação a língua, a linguística, a literatura e a tradução.
O protocolo de cooperação assinado hoje institui uma cátedra que terá José Saramago como patrono, “refletindo a importância que a obra do escritor assume nos estudos literários na Bulgária, país onde, para além de universidades, a língua portuguesa é ensinada em 20 escolas, a cerca de 800 alunos do ensino secundário”, destaca uma nota divulgada pelo Instituto Camões.
A Cátedra José Saramago irá consolidar os Estudos Portugueses na Faculdade de Filologias Clássicas e Modernas da Universidade de Sófia e alargar o âmbito de ação de professores e investigadores nessa área, pela realização regular de iniciativas de âmbito académico, proporcionando o apoio à investigação, à docência e à tradução.

O presidente do Instituto Camões, Luís Faro Ramos, e o Reitor da Universidade de Sófia, Anastas Gerdjikov, assinaram em Sófia, Bulgária, o protocolo que cria a Cátedra José Saramago. Esta é a 50ª cátedra apoiada pelo Camões, I.P. em instituições de ensino superior em quatro continentes

Segundo a mesma nora, atendendo ao interesse crescente pelo português na Bulgária, a promoção de conferências, colóquios e formações para docentes de português, e a realização de seminários no âmbito dos programas de mestrado e doutoramento na área dos Estudos Portugueses são atividades a serem dinamizadas na Universidade de Sófia ao abrigo da nova Cátedra.
A Europa concentra ainda parte significativa das Cátedras Camões (34), abrangendo 10 países, mas a estratégia recente do Instituto tem sido a de fortalecer as parcerias com universidades em África e na América Latina, onde, no conjunto, se localizam já 15 cátedras em 10 países – Cabo Verde, Moçambique, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, Cuba, EUA, México e Venezuela -, a que se junta uma cátedra em Goa (Índia) na Ásia.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.