Várias expressões de arte vão ser exibidas através de espetáculos de luz, na cidade de Faro, entre 14 e 16 de novembro, no âmbito do terceiro Festival Internacional de Luz do Algarve (LUZA).
Durante as três noites vão ser projetadas obras de artistas nacionais e internacionais em edifícios e ruas da cidade, entre a marina e a Vila Adentro, num total de 18 espaços do centro da capital algarvia.
“Este ano participam artistas de 12 nacionalidades, o que nos permitiu juntar um pouco de toda a Europa nos espetáculos de luz combinada com ‘performances’ ao vivo, de vídeo e música”, disse à agência Lusa Ana Fernandes, produtora executiva do LUZA.
De acordo com Ana Fernandes, o evento, integrado no programa 365 Algarve, mudou-se este ano para a cidade de Faro, depois de as duas primeiras edições se terem realizado na cidade de Loulé.
“O espetáculo teve sempre os pressupostos de ser itinerante e percorrer todo o Algarve, daí este ano termos visto uma oportunidade de mudarmos de cidade e, ao termos encontrado todas as condições, optamos pela sua realização em Faro”, destacou.
Segundo a produtora executiva do LUZA, o espetáculo permite que os visitantes possam interagir com as obras projetadas através da luz, em ambientes tão diversos como a fotografia de luz e a consciencialização ambiental.
“São 18 as instalações e em cada uma existe um tema específico, como a fotografia de luz, a reflexão sobre a história da cidade, escultura de luz, uma ‘performance’ em conjugação com um pianista e a realização de um vitral, ou seja, cada obra retrata um ambiente completamente específico”, destacou.
O LUZA foi iniciado em 2017 no âmbito do 365 Algarve, um programa cultural criado em 2016 para estimular o desenvolvimento dos residentes e turistas através das artes e da cultura e combater a sazonalidade da região.
Ana Fernandes indicou que a candidatura ao programa iniciou-se com 10 instalações de projeções de luz, tendo o festival crescido e, este ano, foram atingidas as 18”.
“Este crescimento é para nós um motivo de orgulho e demonstra o interesse que o festival tem despertado, nomeadamente com a candidatura de várias artistas para participarem”, referiu.
Além dos espetáculos de luz, o evento integra ainda vários espaços de trabalho, abertos ao público, com o objetivo de consciencializar para o efeito da luz, bem como áreas dedicadas aos mais novos.
O Festival Internacional de Luz do Algarve é organizado pelas empresas ByBeau Studio e Eventors Lab, com o apoio da Câmara Municipal de Faro.
Espetáculos de Luz vão exibir expressões de arte em Faro
