Localizado na Alta de Lisboa, o arrojado projeto do artista RAF – acrónimo de Rui Alexandre Ferreira – abrange uma área de 2600m2. RAF espera que a obra – designada “Talude” – contribua para atrair novas pessoas para aquela zona da capital.
A Alta de Lisboa viu nascer uma das maiores obras de arte urbana da Europa a ser desenvolvida por um só artista. Com o objetivo de transformar um elemento urbanístico pré- existente – um talude – num espaço dinâmico, a SGAL – Sociedade de Mediação Imobiliária desafiou o artista RAF a repensar o espaço e desenvolver um trabalho artístico com a sua assinatura.
Originalmente, o talude impunha-se como um elemento predominante, mas sem interesse urbanístico para as zonas envolventes.
“Quando me desafiaram para trabalhar aquilo que era, na altura, um gigante bloco de cimento, imediatamente a minha cabeça se encheu de ideias. Olhando à volta, vemos prédios recentes coloridos que se misturam com a palidez de outras construções mais antigas. Decidi logo pegar no elemento cor para trabalhar este projeto, e comecei a imaginar de que forma poderia, com recurso à utilização de cor e de técnicas de aerografia, atribuir-lhe uma nova dimensão”, esclareceu RAF em comunicado.