Inaugurado há cinco meses, o Centro de Saúde de Mafra ainda não estreou o novo aparelho de raio X, disse um autarca, tendo a Administração Regional de Saúde esclarecido que as instalações radiológicas não estão ainda licenciadas.
O presidente da União de Freguesias de Igreja Nova e Cheleiros, Elísio Varandas (PS), disse à agência Lusa que “o centro de saúde abriu há cinco meses e não tem ainda o RX a funcionar, quando tem colocados há um ano três técnicos de radiologia, que estão sem trabalhar”.
O também médico nesta unidade do distrito de Lisboa justificou que, num centro de saúde que mantém aberto 24 horas o Serviço de Atendimento Permanente, o RX é necessário para “evitar que os doentes sejam reencaminhados” para a urgência de Torres Vedras do Centro Hospitalar do Oeste ou para o Hospital de Santa Maria, em Lisboa.
No antigo centro de saúde, eram realizados 250 RX por semana, recorrendo a um equipamento já obsoleto, que acabou por avariar e por não ser reparado.
Contactada pela Lusa, a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) esclareceu que o RX ainda não entrou em funcionamento porque “o processo de licenciamento das instalações radiológicas está a decorrer, por forma a ser submetido à entidade competente, a Agência Portuguesa do Ambiente (APA)”.
O autarca da freguesia de Igreja Nova e Cheleiros alertou também que, para descontentamento desta população, a extensão de saúde respetiva foi encerrada e, cinco meses depois, o Ministério da Saúde continua a pagar a renda das instalações.
A ARSLVT diz que o processo de levantamento do equipamento obsoleto “está em curso”, mas admitiu que “é moroso”, justificando assim a manutenção da renda de 474 euros mensais.
Centro de Saúde de Mafra tem aparelho de raio X novo sem ser utilizado
