A Universidade da Beira Interior (UBI) recebe a quinta edição do Congresso Internacional sobre Culturas, que reunirá de quarta a sexta-feira duas dezenas de oradores portugueses e estrangeiros.
Em nota de imprensa, a UBI especifica que o congresso estará centrado na análise sobre a questão ‘Que cultura(s) para o século XXI?’ e no grande objetivo de identificar os desafios para a cultura neste século.
Segundo o referido, o evento contará com a presença de personalidades como Guilherme d’Oliveira Martins (antigo ministro, que está ligado a entidades como o Centro Nacional de Cultura), Onésimo Teotónio Almeida (escritor e catedrático na Universidade de Brown), Moisés de Lemos Martins (catedrático da Universidade do Minho), e o reitor da UBI, António Fidalgo.
Focado numa perspetiva lusófona, o congresso também integra na lista de convidados outros oradores de países como Portugal, Brasil e Moçambique.
“Ao longo do programa, a reflexão centra-se no futuro da cultura e como ela se cruza com questões fundamentais da atualidade”, frisa a UBI.
Entre os temas a abordar estão a comunicação, a arte e as expressões artísticas, a moda e estilos de vida, o género e sexualidades, as universidades e conhecimento, a democracia e cidadania, o ambiente, as redes digitais e a gestão cultural.
A sessão de abertura está marcada para quarta-feira, às 09h, no Anfiteatro da Parada, com a conferência inaugural subordinada ao tema ‘Futuro da(s) Cultura(s) em Discussão’.
Já a conferência de encerramento, intitulada “Universidade e Lusofonia”, terá os contributos de Onésimo Teotónio Almeida, que abordará “O mundo lusófono e a sua luta com a modernidade”. António Fidalgo falará de “Cooperação da Universidade da Beira Interior com as Universidades africanas de língua portuguesa” e Guilherme d’Oliveira Martins encerra esta última sessão que decorre na sexta-feira, na Sala dos Conselhos da Faculdade de Artes e Letras, a partir das 18h15.
Este congresso é organizado pela UBI, em parceria com a Universidade do Minho, a Universidade Federal da Bahia e da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, no Brasil.
Covilhã recebe congresso internacional sobre culturas
