Em Faro expressões de arte vão ser exibidas em espetáculos de luz

Data:

Várias expressões de arte vão ser exibidas através de espetáculos de luz, na cidade de Faro, entre 14 e 16 de novembro, no âmbito do terceiro Festival Internacional de Luz do Algarve (LUZA).
Durante as três noites vão ser projetadas obras de artistas nacionais e internacionais em edifícios e ruas da cidade, entre a marina e a Vila Adentro, num total de 18 espaços do centro da capital algarvia.
“Este ano participam artistas de 12 nacionalidades, o que nos permitiu juntar um pouco de toda a Europa nos espetáculos de luz combinada com ‘performances’ ao vivo, de vídeo e música”, disse à agência Lusa Ana Fernandes, produtora executiva do LUZA.
De acordo com Ana Fernandes, o evento, integrado no programa 365 Algarve, mudou-se este ano para a cidade de Faro, depois de as duas primeiras edições se terem realizado na cidade de Loulé.
“O espetáculo teve sempre os pressupostos de ser itinerante e percorrer todo o Algarve, daí este ano termos visto uma oportunidade de mudarmos de cidade e, ao termos encontrado todas as condições, optamos pela sua realização em Faro”, destacou.
Segundo a produtora executiva do LUZA, o espetáculo permite que os visitantes possam interagir com as obras projetadas através da luz, em ambientes tão diversos como a fotografia de luz e a consciencialização ambiental.
“São 18 as instalações e em cada uma existe um tema específico, como a fotografia de luz, a reflexão sobre a história da cidade, escultura de luz, uma ‘performance’ em conjugação com um pianista e a realização de um vitral, ou seja, cada obra retrata um ambiente completamente específico”, destacou.
O LUZA foi iniciado em 2017 no âmbito do 365 Algarve, um programa cultural criado em 2016 para estimular o desenvolvimento dos residentes e turistas através das artes e da cultura e combater a sazonalidade da região.
Ana Fernandes indicou que a candidatura ao programa iniciou-se com 10 instalações de projeções de luz, tendo o festival crescido e, este ano, foram atingidas as 18”.
“Este crescimento é para nós um motivo de orgulho e demonstra o interesse que o festival tem despertado, nomeadamente com a candidatura de várias artistas para participarem”, referiu.
Além dos espetáculos de luz, o evento integra ainda vários espaços de trabalho, abertos ao público, com o objetivo de consciencializar para o efeito da luz, bem como áreas dedicadas aos mais novos.
O Festival Internacional de Luz do Algarve é organizado pelas empresas ByBeau Studio e Eventors Lab, com o apoio da Câmara Municipal de Faro.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.