Ação de recolha de lixo no ponto mais alto da Serra da Estrela no dia 19

Data:

“Deixe a Estrela Brilhar” é a designação de uma ação de limpeza de lixo que vai decorrer, no dia 19, na zona da Torre, o ponto mais alto da Serra da Estrela, foi hoje anunciado.

A ação de recolha de lixo (resíduos, plásticos, pontas de cigarros, etc.), com início pelas 10:00, é uma iniciativa do maior grupo hoteleiro da região das Beiras, o Grupo Natura IMB Hotels (com hotéis na Covilhã e na Guarda), em conjunto com a Associação Geopark Estrela, os Guardiões da Serra e o apoio do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).

Segundo a organização, a ação de recolha de lixo, que é realizada pela primeira vez, conta com o aval do ICNF, que a considerou de “elevado interesse e mérito ambiental” e que mobilizará vigilantes do Parque Natural da Serra da Estrela.

A iniciativa contará com colaboradores de todas as unidades do grupo hoteleiro, assim como dos Guardiões da Serra da Estrela, da Associação Geopark Estrela e dos amigos e clientes dos hotéis que se queiram associar.

Fonte do Grupo Natura IMB Hotels disse hoje à agência Lusa que na ação, que decorrerá entre as 10:00 e as 13:00 do dia 19, um sábado, vão participar, “pelo menos, 100 pessoas”.

Aos participantes na atividade “Deixe a Estrela Brilhar” será distribuído um ‘kit’ composto por sacos de serapilheira (para recolha dos resíduos), luvas e uma ‘t-shirt’, indicou.

Ainda de acordo com a organização, a iniciativa ambiental pretende “a sensibilização da população em geral para a preservação do único destino continental de montanha”.

“Num momento em que a preocupação com a sustentabilidade ambiental e com o futuro do nosso planeta deixou definitivamente de ser apenas um tema da moda, mas sim uma preocupação real dos governos, do setor empresarial e dos cidadãos, o Grupo Natura IMB Hotels está há muito empenhado em contribuir de forma positiva para a construção de um melhor planeta, participando no processo de contra-pegada ecológica na região em que desenvolve a sua atividade”, lê-se num comunicado hoje enviado à Lusa.

“Deixe a Estrela brilhar” é “o mote do manifesto ambiental pela Serra da Estrela e do seu Parque Natural” que se concretiza, para além da ação de limpeza agendada para o dia 19, com uma ação de reflorestação, a realizar em março, sendo ambas as iniciativas de caráter anual, segundo a fonte.

A Torre foi escolhida para a primeira ação de recolha de lixo por ser uma zona “simbólica da Serra da Estrela” e por os visitantes ali deixarem muitos resíduos.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.