A Universidade da Beira Interior (UBI) vai acolher, no dia 13 de novembro, a Iniciativa Portuguesa do Fórum de Governação da Internet, subordinado ao tema ‘Reconquistar a confiança na Internet’.
O evento é aberto à população em geral, realiza-se entre as 10h e as 18h, mas requer inscrição prévia, que pode ser feita aqui.
Em nota de imprensa, a UBI refere que o evento pretende “analisar e partilhar as diferentes ideias sobre a forma como a Internet, um recurso global, deve ser gerida e utilizada, envolvendo neste processo a participação de stakeholders públicos e privados, da academia, da comunidade técnica da Internet e da sociedade em geral”.
Realizada em Portugal desde 2010, numa organização da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), a iniciativa Governação da Internet implica uma multiplicidade de políticas públicas e questões técnicas sobre diferentes normas e princípios relativos a vários temas, como a liberdade de expressão na Internet, a privacidade, a segurança, as competências digitais e as tecnologias emergentes, informa ainda a UBI.
Este ano, o programa inclui várias sessões que vão debater temas como a cooperação nas políticas públicas do digital no contexto nacional e global e os desafios do desenvolvimento da Internet.
As tecnologias descentralizadas, incluindo Blockchain, o seu impacto, supervisão e contributo para a democracia ativa e ainda os conteúdos ilícitos na Internet e respetiva regulação são outras das temáticas a debater nesta edição.
Do programa consta ainda o tema do ciberespaço e da crescente relevância da atitude e do comportamento dos utilizadores, em contexto profissional e pessoal, para a cibersegurança.
A Iniciativa Portuguesa do Fórum de Governação da Internet contará com a participação de António Fidalgo, reitor da Universidade da Beira Interior, de Nuno Rodrigues, vogal do Conselho Diretivo da FCT, e de um conjunto de mais de 20 oradores convidados, especialistas nas inúmeras matérias em debate.
O evento é organizado pela FCT, em parceria com a ANACOM (Autoridade Nacional de Comunicações), a APDSI (Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade da Informação), a Associação DNS.PT, o CNCS (Centro Nacional de Cibersegurança), o IAPMEI (Agência para a Competitividade e Inovação), o Polo TICE.PT, a Secretaria Geral da Presidência do Conselho de Ministros, e a Universidade da Beira Interior.
Universidade da Beira Interior vai debater a confiança na Internet
