Navio português deteta embarcação e resgata 15 migrantes a sul de Espanha

Data:

Um navio da Marinha, que regressava a Portugal após uma missão em Itália, detetou um bote com 15 migrantes a sul de Espanha, que acabaram por ser resgatados.

“Durante a sua viagem de regresso a Portugal, após missão em Itália, o NRP Viana do Castelo avistou uma embarcação que, por se encontrar a navegar numa zona próxima ao Norte de África e ao Sul do continente europeu, foi considerada de interesse. O navio da Marinha aproximou-se da embarcação e verificou que se tratava de um bote pneumático com 15 migrantes a bordo”, refere a Marinha em comunicado.

O navio português contactou as autoridades no sentido de obter instruções, com a agência Frontex (Agência Europeia da Guarda de Fronteiras e Costeira) a enviar para o local um meio naval francês para proceder ao resgate dos migrantes.

“O NRP Viana do Castelo permaneceu junto ao bote pneumático para eventual assistência, acompanhando e garantindo a segurança de todos os elementos, alertando também a navegação mercante que cruzava o local”, acrescenta o documento.

Após a chegada do navio francês Jean-François Deniau, os migrantes foram embarcados e o bote rebocado para um navio da Agência Frontex.

O NRP Viana do Castelo encontra-se em missão desde o dia 15 de outubro e esteve empenhado num exercício em Itália, com 61 militares embarcados, sendo comandando pela capitão-tenente Vânia Carvalho.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.