Portugal espera empenho de todos na reconciliação nacional em Moçambique

Data:

O Governo português saudou hoje a “participação cívica” dos candidatos e partidos políticos nas eleições gerais de 15 de outubro em Moçambique, manifestando a expectativa no empenho de todos numa genuína reconciliação nacional.

“A preservação da paz é essencial para a prosperidade do povo moçambicano e o desenvolvimento sustentável do país. Portugal espera assim que todos os relevantes atores se empenhem no sentido de assegurar uma genuína reconciliação nacional, incluindo no quadro do Acordo de Paz e Reconciliação assinado a 06 de agosto último”, adiantou hoje, em comunicado, o Ministério dos Negócios Estrangeiros português.

De acordo com os resultados oficiais, divulgados no domingo pela Comissão Nacional de Eleições (CNE), a Frente de Libertação de Moçambique (Frelimo) e o seu candidato presidencial, Filipe Nyusi, venceram com maiorias folgadas as eleições de 15 de outubro.

Filipe Nyusi foi reeleito para um segundo mandato diretamente à primeira volta com 73% dos votos e o seu partido reforçou a maioria no parlamento, passando a deter mais de dois terços dos lugares.

Os resultados foram rejeitados pelos partidos da oposição no parlamento – Resistência Nacional Moçambicana (Renamo) e Movimento Democrático de Moçambique (MDM) – sob alegação de fraude generalizada.

No seguimento do anúncio da Comissão Nacional de Eleições de Moçambique, o Governo português felicitou “todos os candidatos e partidos políticos moçambicanos pela sua participação cívica num ato eleitoral de grande importância para o futuro do país”.

Felicitou ainda o Presidente Filipe Nyusi pela sua reeleição e a Frente de Libertação de Moçambique (Frelimo) pela vitória nas eleições legislativas e provinciais, bem como os novos governadores provinciais.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.