Portugal tenta capitalizar favoritismo e assegurar Elite de qualificação para o Mundial2020 de futsal

Data:

A seleção portuguesa de futsal vai procurar assegurar a presença na Ronda de Elite de qualificação para o Mundial2020, assumindo claro favoritismo como anfitrião do Grupo 8 da Ronda Principal, perante Letónia, Alemanha e República Checa, em Viseu.

Os campeões europeus voltam a receber os jogos de uma ronda de apuramento para a fase final de um Mundial, depois de terem ultrapassado com ‘distinção’ a última caminhada, rumo à Colômbia, em 2016, prova na qual viriam a terminar no quarto lugar, ao perderem com o Irão, no desempate por grandes penalidades.

Na altura, a formação comandada pelo selecionador, Jorge Braz, também foi anfitriã do seu grupo de qualificação da Ronda Principal, recebendo, na Póvoa de Varzim, Polónia, Noruega e Roménia. O saldo foi ‘avassalador’ para o conjunto luso: três vitórias, 17 golos marcados e apenas três sofridos.

Ultrapassados polacos, noruegueses e romenos, a seleção nacional superou, posteriormente, a Sérvia, no ‘play-off’, com duas vitórias por 2-1, e ‘carimbou’ o ‘passaporte’ para o Mundial2016.

Para o Lituânia2020, Portugal, sexto colocado do ‘ranking’ da modalidade, vai ter de medir forças com três adversários de – aparente – menor valia, já que apenas a República Checa (16.ª) figura entre o ‘top20’.

Alemanha (58.ª classificada) e Letónia (60.ª) são os outros oponentes, perspetivando-se uma clara supremacia portuguesa, num grupo no qual se apuram para a Ronda de Elite os dois primeiros colocados.

Jorge Braz chamou 14 atletas para a Ronda Principal de qualificação, salientando-se as presenças de Cardinal e Erick, atletas do Sporting, que falharam a última convocatória, para o duplo embate particular com a Espanha.

Os jogos do Grupo 8 da Ronda Principal de qualificação terão lugar no Pavilhão Multiusos de Viseu, entre quinta-feira e domingo.

Portugal estreia-se perante a Letónia, na quinta-feira (21:00), defronta a Alemanha, na sexta-feira (21:00), e encerra a qualificação diante da República Checa, no domingo (18:00).

Os dois primeiros classificados de cada um dos oito grupos qualificam-se para a Ronda de Elite, na qual as 16 seleções serão divididas em quatro grupos de quatro equipas. Os vencedores apuram-se diretamente para a fase final do Mundial, enquanto os quatro segundos colocados vão disputar um ‘play-off’ para apurar as restantes duas vagas.

O Mundial2020 disputar-se-á na Lituânia, mais concretamente nas cidades de Kaunas, Klaipeda e Vilnius, entre 12 de setembro e 4 de outubro.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.