Os quatro espeleólogos que se encontravam dentro de uma gruta em Espanha desde o fim de semana já foram resgatados. “Estamos bem”, garantiu à saída da gruta, à rede de televisão portuguesa SIC, um dos espeleólogos portugueses.
Os quatro homens estavam retidos desde sábado nas grutas da Cueto-Coventosa, na região da Cantábria, no norte de Espanha. “Foram encontrados, estão bem”, confirmou ao Expresso Sérgio Barbosa, da Federação Portuguesa de Espeleologia, organismo a que pertence o Clube de Montanhismo Alto Relevo de Valongo, do qual fazem parte os quatro homens.
Um dos espeleólogos garantia à SIC estarem todos bem e afirmou que a única preocupação “era a preocupação que estávamos a dar aos nossos amigos e familiares em Portugal”.
“Sabíamos que estamos bem e não os podíamos avisar. Estamos bem a nível físico e emocional”, garantiu.
“Estou contente porque daqui a pouco vou poder ligar aos meus pais e dizer-lhes que estou bem”, concluiu
O espeleólogo garantiu que o grupo tinha reservas suficientes para “aguentar mais tempo” e que estavam preparados para as temperaturas que encontraram.
Segundo o 112 Cantábria, o serviço de emergência da região da Cantábria, os quatro espeleólogos portugueses presos na gruta espanhola de Cueto-Coventosa foram localizados às 13h45 (12h45 em Lisboa).
Foram encontrados “em bom estado mas muito cansados”. “Estão já no final dos Lagos e poderão estar fora de Cueto-Coventosa em pouco mais de uma hora” previa o o serviço de emergência da Cantábria há cerca de 1h atrás, na sua página oficial do Twitter.
Espeleólogos portugueses resgatados: “Estamos bem”
Data: