Parques de Sintra publicam livro sobre a mesa régia na época da rainha Maria Pia

Data:

Quatro estudos de conservadores dos palácios nacionais de Sintra e da Ajuda, reveladores de “novos aspetos da personalidade” da rainha Maria Pia, “da sua vida e do seu gosto”, são publicados em livro pela Parques de Sintra – Monte da Lua (PSML)

A investigação tem por origem o almoço oferecido no “Real Paço de Cintra”, em honra da rainha Alexandra de Inglaterra, em 24 de março de 1905, lê-se na apresentação da obra, que é o segundo volume da série de monografias “Coleções Em Foco”.

A coleção “visa aumentar de forma rápida e gratuita o acesso, partilha e disseminação do conhecimento científico associado às coleções dos Palácios Nacionais sob gestão da PSML, bem como estimular novas investigações e estudos aprofundados que valorizem as coleções à sua guarda”, segundo a mesma fonte.

Na obra refere-se que D. Maria Pia, mulher do Rei D. Luís, era uma “anfitriã de gosto requintado, muitas vezes acusada de despesismo, mas a quem devemos a aquisição de peças importantes que hoje integram as coleções dos Palácios Nacionais,” e foi “a última soberana a habitar o Paço de Sintra”.

Este almoço, no âmbito de um “primaveril e despreocupado passeio a Sintra”, insere-se no contexto em que “a monarquia portuguesa recebeu chefes de Estado e membros de casas reais europeias, numa intensa atividade diplomática que passou também pela realização de banquetes”, e corresponde ao “crepúsculo de uma época”, a cinco anos da promulgação da República.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.