Olhares do Mediterrâneo traz mais de 50 filmes criados por mulheres

Data:

O festival Olhares do Mediterrâneo regressa ao cinema São Jorge, em Lisboa, com mais de 50 filmes que colocam em destaque a cinematografia feminina.
A sexta edição de ‘Olhares do Mediterrâneo – Women’s Film Festival’ decorre entre 30 de outubro e 3 de novembro, com filmes, workshops, debates, exposições e música que “demonstram a vitalidade actual da mulher na criação cinematográfica”, destaca a organização, a cargo da Olhares do Mediterrâneo e do CRIA (Centro em Rede de Investigação em Antropologia).
O festival mantém o princípio de promover a exibição de filmes em cujas equipas artísticas se destacam mulheres oriundas do Mediterrâneo ou que trabalhem em países mediterrânicos.
Este ano exibe obras de 31 países, entre os quais Portugal, a maioria das quais em estreia nacional.
A abertura e encerramento da edição de 2019 trará duas estreias em Portugal. O ‘Olhares do Mediterrâneo – Women’s Film Festival’ abre a 30 de outubro com ‘Paradise Without People’, da italiana Francesca Trianni.
Esta co-produção entre a Grécia, Estónia e Alemanha é a primeira longa-metragem documental da vídeo-jornalista da revista internacional ‘Time’ e acompanha duas mulheres oriundas da Síria que dão à luz no mesmo hospital grego, no auge da crise europeia dos refugiados, e a sua vida nos anos seguintes, através da maternidade, casamento e luta para procurar asilo.
A 3 de novembro será exibido ‘Freedon Fields’, da líbia-britânica Naziha Arebi,filmado ao longo de cinco anos e co-produzido pela Líbia, Líbano, Canadá, EUA, Holanda, Qatar e Reino Unido.
“O longa-metragem segue três mulheres e a sua equipa de futebol na Líbia pós-revolução, enquanto o país mergulha na guerra civil e as esperanças utópicas da Primavera Árabe começam a esvair-se”, revela a organização.
A programação da edição deste ano integra ainda debates, como duas mesas-redondas sobre ‘Seduções de Sexualidades’ e ‘A Criminalização da Acção Humanitária no Mediterrâneo’.
Haverá ainda uma masterclass por Francesca Trianni e a exposição fotográfica ‘Finding Home’, com fotografias de Lynsey Addario, que, tal como o filme de abertura, surge na sequência de um projecto multimédia vencedor do primeiro prémio na categoria Innovative Storytelling da World Press Photo 2018.
É ainda possível participar em vários workshops para adultos e crianças, assistir a concertos com os grupos Uxu Kalhus e B’rbicacho, entre outras iniciativas.
“No ‘Olhares do Mediterrâneo – Women’s Film Festival’, olhamos do Mediterrâneo para o mundo, através das lentes criativas das mulheres”, sublinham os organizadores.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.