CNN elege a broa portuguesa como um dos 50 melhores pães do mundo

Data:

Os especialista em nutrição e saúde reforçam que o pão é um alimento fundamental numa alimentação equilibrada e saudável. Este é um dos alimentos mais antigos e consumidos no mundo inteiro e Portugal não é exceção. O pão faz parte da nossa tradição, dos hábitos diários dos portugueses e ocupa um lugar de destaque na cultura e gastronomia do país.  No Dia Mundial do Pão, a “saudável” broa portuguesa foi a escolha do canal norte-americano para a CNN Travel.

A CNN aproveitou as celebrações do Dia Mundial do Pão – quarta-feira, 16 de Outubro – para destacar a sua lista de 50 melhores pães do mundo. E não falta Portugal, tendo sido escolhida a broa de milho.
A broa conhecida pelo interior amarelado e a crosta “tostadinha” está ao lado de pães como o karavai (Rússia), as tortillas (México), a paratha (Índia) o pão de queijo (Brasil). Esta lista com pães provenientes de vários cantos do mundo reflecte a “notável amplitude das tradições alimentares mundiais”, com a utilização de variadas técnicas, comprovando a diversidade apresentada na lista.

No caso da broa de milho portuguesa, a página do canal norte-americano diz que quando o milho e o centeio são “moídos em pedra” e as farinhas “peneiradas e amassadas numa caixa de madeira” (as antigas amassadeiras), é que conseguimos obter “a versão mais tradicional deste saudável pão rural do Norte de Portugal”, como se refere na descrição que acompanha a fotografia da broa nesta lista dos melhores 50 pães do mundo.
Tendo a farinha de milho como “ingrediente-rei”, outra das particularidades é a formação de um “arquipélago de fragmentos de crosta de farinha”, expandindo-se sobre “fendas profundas”, proporcionadas pela cozedura em forno de lenha.

O pão engorda? – Mito

O que engorda é o facto de ingerir mais calorias do que as que gasta, o que não tem necessariamente a ver com alimentos específicos.
O pão, pela carga cultural que contém e porque sensorialmente agrada, pode ser um acrescentar calorias significativas ao dia alimentar, tanto porque se come em maior quantidade do que se devia, como pela densidade calórica do que se usa como recheio.
Este é um dos alimentos que mais agrada os portugueses e afinal não existe relação direta entre pão e excesso de peso.

Congelar pão torna o alimento menos rico nutricionalmente – Mito
O pão não sofre alterações significativas a nível nutricional.

O pão faz inchar a zona abdominal? – meia verdade e meio mito
Depende do tipo de pão (da sua composição) e do organismo de cada pessoa. A intolerância ao glúten, por exemplo, pode desencadear distensão abdominal. Nesses casos devem procurar-se variedades sem glúten. O pão integral pode provocar mais flatulência sobretudo em algumas pessoas.

O pão integral é mais saudável do que os outros – Depende
À partida será verdade, mas há vários fatores a ter em conta. Se o pão integral tem apenas os ingredientes comuns no pão (farinha, água, sal e fermento) e é comparado com a mesma versão produzida com o cereal refinado, então o pão será mais rico nutricionalmente e saciará por mais tempo, além de ter um impacto positivo no colesterol e na regulação da glicemia. No entanto, um pão integral também pode ter gordura adicionada e caloricamente já não será tão interessante.

O pão do híper ou supermercado faz pior à saúde do que o da padaria ou do feito em casa – Depende
Mais uma vez interessa perceber de que tipo de pão estamos a falar e qual a sua composição. Um pão fresco pode ter demasiada gordura e açúcar, por exemplo, assim como um pão de longa duração pode ser equilibrado sob o ponto de vista nutricional. Tal não quer dizer que este último não tenha aditivos, nomeadamente conservantes, mas visto como um produto de conveniência, pode ser interessante. Falo de pessoas que não têm oportunidade de comprar pão fresco com frequência e não gostam de pão descongelado, provavelmente ter a opção desse pão de longa duração equilibrado será mais interessante do que optarem por bolachas ou biscoitos ou outras opções pouco equilibradas.
Os super e hipermercados muitas vezes têm padarias próprias e disponibilizam todo o tipo de pão.

O pão escuro é sempre o melhor – Mito
Pode não ser. O facto de um pão ser escuro não quer dizer que seja saudável, pois pode esconder outros ingredientes, como gordura ou açúcar.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.