Os distritos do Porto, Viana do Castelo e Braga estão hoje sob aviso laranja devido à previsão de períodos de chuva, por vezes forte e persistente, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
De acordo com o IPMA, estes três distritos vão estar sob aviso laranja entre as 18:00 de hoje e as 03:00 de quinta-feira, passando depois a aviso amarelo até às 09:00 de quinta-feira.
O IPMA emitiu também aviso amarelo por causa da chuva para os distritos de Viseu, Vila Real, Aveiro e Coimbra.
O aviso para estes quatro distritos vai estar em vigor entre os 15:00 de hoje e as 06:00 de quinta-feira.
Segundo o IPMA aviso laranja é o segundo mais grave de uma escala de quatro e indica situação meteorológica de risco moderado a elevado.
O aviso amarelo é o terceiro de uma escala de quatro e revela situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.
O IPMA prevê para hoje nas regiões do norte e centro céu geralmente muito nublado e períodos de chuva na região Norte, estendendo-se gradualmente à região centro, e sendo por vezes forte e persistente no Minho e Douro Litoral a partir da tarde.
Está também previsto vento fraco a moderado do quadrante sul, soprando por vezes forte no litoral a norte do Cabo Mondego a partir da manhã.
Nas terras altas, o vento será moderado a forte do quadrante sul com rajadas até 75 quilómetros por hora.
A previsão aponta ainda para neblina ou nevoeiro matinal, pequena subida da temperatura mínima e pequena subida da máxima no interior.
Para a região sul estão previstos períodos de céu muito nublado, apresentando-se geralmente pouco nublado no Baixo Alentejo e Algarve e vento em geral fraco do quadrante oeste, soprando por vezes moderado nas terras altas.
O IPMA prevê ainda para a região sul neblina ou nevoeiro matinal, pequena subida da temperatura mínima e pequena subida da máxima no interior.
As temperaturas mínimas no continente vão oscilar entre os 6 graus Celsius (na Guarda) e os 14 (no Porto) e as máximas entre os 15 (na Guarda e em Bragança) e os 24 (em Santarém).