Portugal é já um destino turístico de referência…

Data:

Os leitores da conceituada ‘Condé Nast Traveler’ elegeram recentemente Portugal o terceiro melhor destino turístico mundial. O turismo em Portugal está nas bocas do mundo…

Portugal tem nas suas sete regiões uma diversidade que por si só é um indicador do muito que há a visitar e conhecer. E a prová-lo estão os números do turismo.
Os dados publicados em agosto pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), no seu ‘Estatísticas do Turismo 2018’ também indicam que o número de visitantes que escolhem Portugal para passar férias continua a aumentar. Segundo o INE, em 2018 o país recebeu 22,8 milhões de turistas, um aumento de 7,5% face ao ano anterior, com Espanha a manter-se como o principal mercado emissor de turistas internacionais – em 2018 foi responsável por um quarto dos visitantes estrangeiros em Portugal.
Também o Turismo de Portugal, a autoridade turística nacional responsável pela promoção, valorização e sustentabilidade da atividade turística no país, refere que Portugal terminou 2018 com os números do turismo a crescer.
Este organismo indica que foram contabilizadas 66,1 milhões de dormidas em 2018, das quais 46,5 milhões de dormidas de estrangeiro e 19,6 milhões de nacionais.
“Em 2018, o setor do turismo gerou 328,5 mil empregos (um peso 6,7% na economia nacional), representando um acréscimo de 5,3 mil empregos em relação ao ano de 2017”, indica o Turismo de Portugal que aponta o setor como “a maior atividade económica exportadora do país, sendo responsável, em 2018, por 51,5% das exportações de serviços e 18,6% das exportações totais”, tendo as receitas turísticas registado um contributo de 8,2% no PIB português.

Destino Turístico Acessível de 2019

Têm sido inúmeros os prémios atribuídos a Portugal enquanto destino turístico. Os mais recentes foram atribuídos pelos leitores da ‘Condé Nast Traveler’, que elegeram Portugal o terceiro melhor destino do mundo. De 2018 para 2019, Portugal subiu 15 lugares no ranking de melhores destinos turísticos do mundo escolhidos pelos leitores da uma conceituada publicação norte-americana especializada em viagens.
O inquérito feito para o 32º ‘Readers ‘Choice Awards’ (‘Prémios Escolha dos Leitores’), colocou Portugal atrás da Indonésia e da Tailândia (1º e 2º lugares, respetivamente). No ranking dos países como melhores destinos turísticos do mundo só constam outros dois destinos europeus, a Grécia, em sétimo lugar, e Itália, em nono. Portugal aparece também no ranking dos melhores ‘spas’ a nível global, com o Vila Vita Parc, em Porches, Algarve, em 3.º lugar, o Six Senses Douro Valley, em Lamego, na 13ª posição.
Segundo a publicação, este ano 600 mil leitores registados no portal da ‘Condé Nast Traveler’ revelaram as suas preferências acerca dos melhores países para viajar em turismo, mas também sobre melhores hotéis, ‘spas’, cidades, ilhas, cruzeiros, companhias aéreas, etc.
No mês passado, Portugal recebeu outro prémio importante: o de ‘Destino Turístico Acessível’, atribuído pela Organização Mundial do Turismo. O prémio, entregue pela primeira vez pela OMT em parceria com a Fundación ONCE, “reconhece o esforço de Portugal na promoção da acessibilidade no turismo”, destacou na altura o Turismo de Portugal num comunicado.
Em junho, já tinha recebido 25 prémios dos ‘World Travel Awards’, conhecidos como os ‘Óscares do Turismo’. Entre os principais galardões estiveram o de ‘Melhor Destino Turístico europeu’, ‘Melhor Destino Insular’ (Madeira) e ‘Melhor Projeto de Desenvolvimento Turístico’ (Passadiços do Paiva). Há três anos consecutivos que os ‘World Travel Awards’ consideram Portugal como o melhor destino turístico da Europa.
Já em dezembro do ano passado, na sua gala mundial, os ‘World Travel Awards’ consideravam Portugal – e pelo segundo ano consecutivo – como o ‘Melhor Destino do Mundo’ e o Turismo de Portugal a receber, também pela segunda vez consecutiva, o prémio de ‘Melhor Organismo Oficial de Turismo do Mundo’.
No mês anterior, Portugal tinha sido apontado  como ‘Melhor Destino de Golfe do Mundo’ nos ‘World Golf Awards’, atribuição que foi concedida pela quinta vez consecutiva.

turismo de Portugal em alta
Na gala dos ‘World Travel Awards’ de dezembro de 2018, Lisboa venceu o prémio de ‘Melhor Cidade do Mundo’ para visitar. Em junho do mesmo ano já tinha sido eleita ‘Melhor Cidade Destino na Europa’

Lisboa no pódio

Também por cidades, Portugal tem brilhado no turismo. Na gala dos ‘World Travel Awards’ de dezembro do ano passado, a capital portuguesa venceu o prémio de ‘Melhor Cidade do Mundo’ para visitar. Em junho do mesmo ano Lisboa já tinha sido eleita ‘Melhor Cidade Destino na Europa’, mas seis meses depois conquistou esse mesmo prémio a nível mundial e pela primeira vez – um galardão que reafirmou a capital portuguesa como um destino turístico global.
“A capital portuguesa é uma referência no que diz respeito às boas-práticas na requalificação do património, promoção do destino, melhoria da oferta cultural, gastronómica e turística, e isso reflete-se nas distinções que recebemos. A qualidade de vida aumentou exponencialmente em Lisboa e o turismo é o grande motor desta mudança”, sublinhou na altura Vitor Costa, diretor-geral da Associação Turismo de Lisboa.
Um ano depois, em junho deste ano Lisboa voltou aos pódios ao ser eleita ‘Melhor Cidade Destino na Europa’ para escapadelas (city break) nos ‘Word Travel Awards’ europeus, tendo ainda o Porto de Lisboa sido considerado o ‘Melhor Porto de Cruzeiros’ da Europa. Já em 2017 a capital portuguesa tinha dado nas vistas.
A ‘Global Traveler’, revista mensal norte-americana de negócios e lazer de luxo,  entregava a Lisboa a distinção de ‘Melhor Destino de Lazer na Europa’, na 6a edição dos seus ‘Leisure Lifestyle Awards’. O prémio foi entregue à cidade pela experiência de excelência que o destino proporciona aos turistas.
Para os leitores da publicação norte-americana, Lisboa distingue-se pela diversidade e qualidade da oferta turística, fatores que a diferenciam à frente de cidades como Praga, Roma, Paris e Veneza.
A Global Traveler é publicada nos EUA e tem cerca de 300 mil leitores que fazem, em média, nove voos domésticos por ano, sendo que 93% viaja de forma regular a nível internacional, maioritariamente em primeira classe ou classe executiva.
Na altura, Paula Oliveira, diretora executiva da Associação Turismo de Lisboa, afirmava que “este prémio valoriza o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido na captação e viabilização de eventos de referência, mas também na criação e gestão de projetos ou equipamentos de interesse turístico, que melhoram a experiência do turista e das pessoas que vivem e trabalham em Lisboa”.

Em fevereiro de 2017 o Porto voltava a ser eleito o ‘Melhor Destino Europeu’. A Cidade Invicta repetia assim o pódio, após já ter conquistado essa distinção em 2012 e 2014.

Porto três vezes escolhido

Três vezes candidato, três vezes escolhido. Em fevereiro de 2017 o Porto voltava a ser eleito o ‘Melhor Destino Europeu’, ficando nesse ano à frente de Milão (Itália) e de Gdansk (Polónia), no topo das três cidades mais votadas. A Cidade Invicta repetia assim o pódio, após já ter conquistado essa distinção em 2012 e 2014.
A eleição contou com votos dos viajantes mundiais de 174 países, e turistas dos Estados Unidos, Reino Unido, França, Dinamarca, África do Sul, Coreia do Sul, Suécia, Irlanda e Canadá votaram o Porto no primeiro lugar nesta competição. Ao todo, votaram 426.859 pessoas, das quais 138.116 elegeram a cidade portuguesa e, dos que votaram no Porto, mais de metade eram estrangeiros (56,8%).
A eleição, anual, é da responsabilidade da ‘European Best Destination’, sediada em Bruxelas, na Bélgica, e consiste numa votação on line. Criada em 2009, é uma organização europeia que tem por objetivo promover a cultura e o turismo na Europa. Em parceria com as organizações de turismo participantes e a Rede EDEN, visa divulgar o património, a diversidade e a qualidade dos destinos europeus. Mas este ano, a Invicta continua a dar cartas no turismo.
Em dezembro do ano passado, a plataforma internacional de viagens ‘Culture Trip’ reuniu reuniu a opinião de múltiplos especialistas colaboradores e dos muitos milhares de seguidores em todos o mundo para eleger os melhores destinos de turismo da Europa e do mundo. Coube ao Porto o primeiro lugar como ‘Melhor Destino na Europa’ e o segundo como ‘Melhor Destino Mundial’ para 2019, na opinião dos turistas internacionais seguidores daquela plataforma de viagens.
A segunda maior cidade de Portugal é apontada pelo prestigiado website um “paraíso à beira-mar e uma visita obrigatória para todos aqueles obcecados por comida e design”. “O Porto oferece tudo”, sublinha, “desde têxteis tradicionais a conceitos contemporâneos, por isso não há lugar melhor para encontrar inspiração na decoração da casa”. “Passear pela cidade é como visitar um museu gratuito, com impressionantes murais e arte de rua em volta de cada esquina. É conhecido por ter inspirado os livros de Harry Potter” da britânica J. K. Rowling que ali residiu uma parte da sua vida, adianta o portal.

turismo de Portugal dá cartas no mundo
Braga é segundo ‘Melhor Destino Europeu 2019’. Ficou apenas atrás de Budapeste e a diferença entre as duas urbes foi de apenas três mil votos

Braga e Madeira: destinos de eleição em 2019

Ainda este ano, outra cidade portuguesa foi destacada enquanto destino turístico a nível internacional: Braga é segundo ‘Melhor Destino Europeu 2019’.
Ficou na segunda posição, com 59.092 votos, atrás de Budapeste. O prémio anual é promovido pela ‘European Best Destinations’ e a diferença entre as duas urbes foi de apenas três mil votos. Braga foi o único destino nacional nomeado para receber esta distinção em 2019.
“Esta distinção fará com que Braga esteja presente nas mais reputadas publicações na área do Turismo de todo o mundo, fazendo da cidade um destino cada vez mais obrigatório para milhões de viajantes”, referiu na altura Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, agradecendo o empenho de todos os cidadãos e agentes que contribuíram para que este resultado fosse possível.Segundo o autarca, este é um resultado que enche de orgulho todos os bracarenses e que terá reflexos positivos no turismo e na economia local durante os próximos anos.
E 2019 viu ainda outro destino português brilhar na Europa, com a Ilha da Madeira a repetir a escolha como ‘Melhor Destino Insular’ da Europa… pela quinta vez. Já havia ganho a categoria em 2018, 2017, 2016, 2014 e 2013. O galardão foi atribuído na gala dos ‘óscares’ do turismo, na 26ª edição dos ‘World Travel Awards’, que decorreu no hotel Belmond Reid’s Palace, no Funchal. Na edição deste ano, a Região levou a melhor sobre Açores, Baleares, Canárias, Creta, Cyclades, Chipre Guernsey, Jersey, Malta, Sardenha e Sicília.

Dez razões para visitar Portugal (mas há muitas mais…)

As cidades, o património mundial, a gastronomia e vinhos, os percursos de fé. Estes são algumas das razões para visitar este pequeno país à beira mar plantado, enumeradas pelo portal ‘Visit Portugal’, o portal oficial sobre viagens e turismo, desenvolvido pelo Turismo de Portugal. Mas há outros motivos.

1 – As cidades
“Lisboa e o Porto estão a poucas horas de voo das mais importantes cidades europeias. Banhadas por rios que lhes concedem um ambiente característico, são locais acolhedores com os seus bairros históricos e ruas com fachadas de azulejo a par dos exemplos de arquitetura moderna e arte urbana, para além de terem uma agenda cultural bastante diversificada e criativa”, destaca o portal.

2 – O património mundial
Nas 24 classificações da Unesco existentes em Portugal está retratada a história e a cultura do país, do seu povo e dos povos que que viveram desde tempos imemoriais. Castelos e palácios, mosteiros e conventos, paisagens naturais e culturais de importância histórica e artística são atrações deslumbrantes .

3 – Sol, praia, mar
O clima, de verões com muito sol e invernos suaves e amenos, e a presença do Oceano Atlântico ao longo de todo o litoral fazem de Portugal um destino reconhecido para fazer férias de sol e mar durante todo o ano. A costa portuguesa é uma longa praia com mais de 850 quilómetros e uma diversidade de paisagens.

4 – Surf
Tanto em Portugal continental como na Madeira e Açores, o país oferece condições ideais para a prática do surf. É em Portugal, na Ericeira, que fica a primeira reserva de surf da Europa e a segunda do mundo. Isto sem falar nas perfeitas ondas tubulares nas praias de Peniche, nas gigantes na Nazaré e as mais longas da Europa, na Figueira da Foz.

5 – Parques e Reservas Naturais
Os Parques e Reservas Naturais, os Geoparques e as Reservas da Biosfera reconhecidos pela Unesco fazem de Portugal também um destino muito apreciado para a prática de atividades ao ar livre, da observação de aves aos desportos radicais.

6 – Percursos da Fé
O Caminho Português de Santiago e os caminhos de Fátima são cada vez mais procurados. Portugal é um importante centro do culto mariano

7 – Festivais de Música
Os festivais de música são outro bom motivo para visitar Portugal. Segundo o relatório anual ‘Festivais de Música em Portugal’, da Aporfest, em 2018 realizaram-se 311 festivais de música em solo nacional. Destes, mais de metade decorreu no período de verão, 15 de junho e 15 de setembro.

8 – Golfe
Nos últimos anos, Portugal tem conquistado consecutivamente o prémio de ‘Melhor Destino de Golfe da Europa’ e ‘Melhor Destino de Golfe do Mundo’, nos ‘World Golf Awards’. O motivo? Excelentes campos com características adequadas aos vários níveis de dificuldade e em cenários deslumbrantes, clima ameno o ano inteiro.

9 – Gastronomia e vinhos
A cozinha portuguesa é um dos tesouros nacionais. O peixe e o marisco, a doçaria conventual e outros produtos genuinamente portugueses, como o pastel de nata, elevam a nossa culinária à altura das melhores gastronomias do mundo.
Depois, há os vinhos. O vinho do Porto é um grande embaixador de Portugal, mas a diversidade de vinhos das diferentes regiões, são dos melhores atrativos que o país tem para oferecer.

10 – O povo…
A hospitalidade e amabilidade dos portugueses é um dos aspetos que os turistas evidenciam mais. Quem já tenha viajado para Portugal pôde atestar que os portugueses são um dos povos mais calorosos da Europa.

Ana Grácio Pinto

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.