Rosário Alçada Araújo edita romance juvenil inspirado em histórias reais

Data:

“O país das laranjas” é o título do romance juvenil que a autora Rosário Alçada Araújo edita este mês, inspirado em testemunhos reais de crianças austríacas acolhidas em Portugal depois da Segunda Guerra Mundial.

“O nosso país recebeu cerca de 5.500 crianças austríacas, que nunca mais esqueceram esta experiência tão marcante vivida durante a infância”, escreveu a autora na nota introdutória ao livro.

As crianças acolhidas em Portugal ficaram conhecidas como “crianças Cáritas”, por terem sido acolhidas com o apoio desta instituição, e Rosário Alçada Araújo contactou algumas delas, agora adultas, que ainda vivem em Portugal.

São pormenores das histórias delas que a autora repescou para “O país das laranjas”, cuja narrativa é protagonizada por Martha, ambientada na Covilhã, entre finais dos anos 1940 e início dos anos 1950.

Rosário Alçada Araújo escreveu este romance ao abrigo de uma bolsa de criação literária da Direção-Geral do Livro, Arquivos e Bibliotecas.

Nascida em Lisboa, em 1973, Rosário Alçada Araújo estreou-se em 2003 com “A história da pequena estrela”, ao qual se seguiram, entre outros, “A caixa da saudade”, “A árvore dos rebuçados” e “O dia em que o meu bairro ficou de pantanas”.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.