A Câmara de Braga vai investir 10 milhões de euros para renovar a frota de transportes urbanos, mas a oposição criticou a “não opção por veículos mais sustentáveis” e salientou que a medida “não aumenta o número” de viaturas.
A candidatura para a aquisição de 32 novos autocarros para os Transportes Urbanos de Braga (TUB) foi aprovada em reunião do executivo, com a abstenção da CDU e o voto contra do PS. Serão sete veículos elétricos e 25 a gás natural que não vão aumentar a frota dos TUB mas “renovar”, uma vez que vão substituir viaturas que vão ter que ser abatidas e serão comprados com recurso a financiamento bancário e a uma comparticipação em 3,6 milhões de euros pelo Programa Operacional para a Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR).
“De uma assentada só, vamos renovar um terço da frota dos TUB. Além dos sete autocarros eléctricos e 25 a gás natural, teremos mais sete carregadores eléctricos e uma estação de enchimento para o abastecimento dos veículos movidos a gás natural”, explicou aos jornalistas o administrador dos TUB, Teotónio Santos.
Do lado da oposição, o vereador da CDU, Carlos Almeida, criticou “a não opção” por veículos ambientalmente mais sustentáveis” e salientou que “isto é apenas uma renovação e não um reforço da frota que já provou ser curta para as necessidades” do concelho.
“Não entendemos bem esta opção, porque os TUB precisam de mais autocarros e não apenas de uma limpeza de face”, apontou.
Isto porque, explicou o administrador dos TUB, “por cada autocarro novo introduzido, tem de ser abatido um autocarro velho”.
“Por isso, só podemos substituir autocarros a diesel sem haver um aumento de frota”, disse.
Os sete novos autocarros eléctricos deverão chegar aos TUB ainda este ano, enquanto que os 25 a gás natural estarão ao serviço durante o ano de 2020, estima a autarquia.
A autarquia justificou a opção por uma “aquisição mista” de autocarros eléctricos e a gás natural apontando não querer “ficar dependente de uma só tecnologia”.
“Já temos seis autocarros eléctricos e agora vamos ter mais sete e passaremos a contar com 13. Passamos a ter uma percentagem superior de autocarros eléctricos, comparativamente com outras cidades como Lisboa e Porto”.
Câmara de Braga investe 10 ME em autocarros públicos
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