Câmara de Braga investe 10 ME em autocarros públicos

Data:

A Câmara de Braga vai investir 10 milhões de euros para renovar a frota de transportes urbanos, mas a oposição criticou a “não opção por veículos mais sustentáveis” e salientou que a medida “não aumenta o número” de viaturas.
A candidatura para a aquisição de 32 novos autocarros para os Transportes Urbanos de Braga (TUB) foi aprovada em reunião do executivo, com a abstenção da CDU e o voto contra do PS. Serão sete veículos elétricos e 25 a gás natural que não vão aumentar a frota dos TUB mas “renovar”, uma vez que vão substituir viaturas que vão ter que ser abatidas e serão comprados com recurso a financiamento bancário e a uma comparticipação em 3,6 milhões de euros pelo Programa Operacional para a Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR).
“De uma assentada só, vamos renovar um terço da frota dos TUB. Além dos sete autocarros eléctricos e 25 a gás natural, teremos mais sete carregadores eléctricos e uma estação de enchimento para o abastecimento dos veículos movidos a gás natural”, explicou aos jornalistas o administrador dos TUB, Teotónio Santos.
Do lado da oposição, o vereador da CDU, Carlos Almeida, criticou “a não opção” por veículos ambientalmente mais sustentáveis” e salientou que “isto é apenas uma renovação e não um reforço da frota que já provou ser curta para as necessidades” do concelho.
“Não entendemos bem esta opção, porque os TUB precisam de mais autocarros e não apenas de uma limpeza de face”, apontou.
Isto porque, explicou o administrador dos TUB, “por cada autocarro novo introduzido, tem de ser abatido um autocarro velho”.
“Por isso, só podemos substituir autocarros a diesel sem haver um aumento de frota”, disse.
Os sete novos autocarros eléctricos deverão chegar aos TUB ainda este ano, enquanto que os 25 a gás natural estarão ao serviço durante o ano de 2020, estima a autarquia.
A autarquia justificou a opção por uma “aquisição mista” de autocarros eléctricos e a gás natural apontando não querer “ficar dependente de uma só tecnologia”.
“Já temos seis autocarros eléctricos e agora vamos ter mais sete e passaremos a contar com 13. Passamos a ter uma percentagem superior de autocarros eléctricos, comparativamente com outras cidades como Lisboa e Porto”.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.