‘Portugal no Coração’ vai levar emigrantes a reencontrar a pátria

Data:

O programa ‘Portugal no Coração’ vai levar 15 emigrantes portugueses, que não visitam o país há mais de 20 anos, a redescobrirem o país natal, numa viagem de turismo entre 11 e 20 de novembro. O programa, válido apenas para emigrantes de fora da Europa, é promovido pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros, através do gabinete do secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, Ministério da Solidariedade, Emprego e Segurança Social, através da Fundação Inatel, e pela TAP Portugal.
“A iniciativa destina-se a contemplar com uma visita a Portugal aos cidadãos nacionais que pela sua situação económica, pelo avançado da idade e pela distância que os separa da sua terra natal, dificilmente o poderiam fazer pelos seus próprios meios”, disse à Lusa fonte oficial do Ministério dos Negócios Estrangeiros.
As candidaturas terminaram em 30 de setembro e estão agora a ser avaliadas pelo gabinete do secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, a quem cabe selecionar os emigrantes que vão beneficiar do programa. A decisão deverá basear-se na proposta do júri designado pela Direção-Geral dos Assuntos Consulares e das Comunidades Portuguesas (DGACCP), que executa o programa.
Entre os requisitos de candidatura estão idade igual ou superior a 65 anos, condição física que lhes permita viajar autonomamente e um período de mais de vinte anos sem visitar Portugal.
O regulamento indica, no entanto, que os candidatos que cumpram estes requisitos mas tenham condições económicas vantajosas não serão considerados, visto que o programa pretende fazer a ponte com os emigrantes que estão afastados de Portugal por falta de meios.
Existe ainda a possibilidade de alargar a temporada de estadia após o programa, caso o emigrante tenha familiares ou amigos que possam suportar os encargos de alojamento.
O programa promete dar a conhecer “museus modernos e monumentos históricos”, proporcionar “os pratos e doçaria que fazem da gastronomia portuguesa uma das melhores do mundo” e mostrar aos emigrantes “o quanto o seu país natal mudou”, numa viagem em pensão completa na companhia de outros portugueses da diáspora.
As contas do MNE indicam que, desde o seu início, em 1996, o programa ‘Portugal no Coração’ já levou a Portugal 840 emigrantes residentes em 25 países, incluindo dos Estados Unidos e Canadá.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.