Portugal continental manteve situação de seca meteorológica em setembro

Data:

Portugal continental manteve-se no final de setembro em situação de seca meteorológica, registando um ligeiro aumento da área de seca moderada nas regiões do norte e cento, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com índice meteorológico de seca (PDSI) disponível no ‘site’ do IPMA, no final de setembro, 48,4% de Portugal continental estava em seca moderada, 32,7% em seca severa, 15,4% em seca fraca e 3,4% em seca extrema.

O IPMA indica que no final de setembro manteve-se a situação de seca meteorológica, verificando-se um aumento da área em seca moderada nas regiões do norte e centro e uma diminuição da área em seca extrema na região sul.

Em relação ao mês de agosto, verificou-se no final de setembro uma diminuição da percentagem de água no solo, com exceção da região do Minho, onde se registou um ligeiro aumento.

O instituto classifica em nove classes o índice meteorológico de seca, que varia entre “chuva extrema” e “seca extrema”.

De acordo com o IPMA, existem quatro tipos de seca: meteorológica, agrícola, hidrológica e socioeconómica.

A seca meteorológica está diretamente ligada ao défice de precipitação, quando ocorre precipitação abaixo do que é normal.

Depois, à medida que o défice vai aumentando ao longo de dois, três meses, passa para uma seca agrícola, porque começa a haver deficiências ao nível da água no solo.

Se a situação se mantiver, evolui para seca hidrológica, quando começa a haver falta de água nas barragens. Existe também a seca socioeconómica, que é considerada quando já tem impacto na população.

Além do índice de seca, o resumo do Boletim Climatológico do IPMA, indica que o mês de setembro classificou-se como quente em relação à temperatura do ar e seco em relação à precipitação.

O IPMA indica que no período de 01 a 08 de setembro os valores da temperatura máxima estiveram muito acima do normal, tendo-se verificado a ocorrência de uma onda de calor (com início no final de agosto), em cerca de 10% das estações meteorológicas e afetando principalmente a região do sul do país.

Na primeira quinzena do mês de setembro, os valores da temperatura do ar foram superiores ao valor médio (exceto nos dias 09 e 11) e sem registo de precipitação.

De acordo com o relatório, na segunda quinzena de setembro os valores registados foram em geral próximos ou inferiores ao valor normal.

O menor valor da temperatura mínima foi registado no dia 28 de setembro em Montalegre (distrito de Bragança) com 3,0 graus Celsius e o maior valor da máxima foi registado no dia 04 em Alvega (Santarém) com 40,7 graus Celsius.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.