Instituto Camões vai cofinanciar 37 projetos de desenvolvimento em nove países

Data:

O Camões – Instituto da Cooperação e da Língua (Camões, IP)vai cofinanciar 35 projetos de Organizações Não Governamentais para o Desenvolvimento (ONGD), em nove países.
O investimento de 1,87 milhões de euros a quatro anos será disponibilizado no âmbito da sua Linha de Cofinanciamento de Projetos de Cooperação para o Desenvolvimento, anunciou o Camões, IP.
Os 35 projetos foram selecionados de entre 54 candidaturas submetidas e “vão permitir o desenvolvimento de projetos plurianuais de 15 ONGD, em setores como os da capacitação institucional (11), desenvolvimento rural e mar (9), proteção social, inclusão social e emprego (6), educação e ciência (5), saúde (3) e ambiente, crescimento verde e energia (1)”, lê-se numa nota divulgada pelo Instituto.
Os projetos apoiados estão distribuídos por Moçambique e São Tomé e Príncipe (nove em cada país), Guiné-Bissau (oito), Cabo Verde (três), Angola (dois) e Timor-Leste, Cuba, Nicarágua e El Salvador (um projeto em cada país).
A linha de cofinanciamento de Projetos de Cooperação para o Desenvolvimento do Camões, IP foi criada em 2001 e tem como referência as políticas de desenvolvimento dos países parceiros e a contribuição para a realização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas.
Entre os projetos distinguidos estão um da FEC – Fundação Fé e Cooperação em Moçambique, centrado na proteção social, inclusão e emprego; um da Cáritas em Angola; da Associação Helpo em São Tomé e Príncipe, na área da saúde para crianças; da VIDA (Voluntariado Internacional para o Desenvolvimento Africano) na Guiné-Bissau, também no setor da saúde; do Cidac em Timor-Leste, centrado na economia social e solidária; do Instituto Marquês de Valle Flôr (IMVF) em Cabo Verde, voltado para o turismo solidário e comunitário.
Foram ainda distinguidos os projetos da Oikos – Cooperação e Desenvolvimento em Cuba, centrado nas indústrias criativas, em El Salvador voltado para a proteção social, inclusão e emprego e na Nicarágua centrado em boas práticas de gestão pública promovendo um ‘município verde’ em S. Pedro de Lóvago.

Ana Grácio Pinto

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.