Único programa diário em português na Suíça está no ar há dez anos

Data:

Está no ar há dez anos numa estação de rádio de Genebra e leva “um pouco de Portugal aos portugueses residentes na Suíça”.Feito com trabalho voluntário, o ‘Portugalidades’ está em antena há uma década e chega até 70 mil pessoas.  Cristina Rodrigues é a voz lusitana da antena 92.2 fm, a Radio Cité Genève, e é ela que garante, há uma década, a única emissão diária portuguesa na Suíça.

Natural da cidade da Póvoa de Varzim, no distrito do Porto, Cristina Rodrigues chegou em 1999 a Genebra, onde foi co-fundadora e colaboradora de algumas rádios online, tendo-se tornado muita ativa no seio da comunidade portuguesa. “Foi desta forma que começou a minha aventura na rádio”, descreveu a locutora à agência Lusa.
O gosto e a facilidade em comunicar levaram Cristina Rodrigues a avançar com esta emissão diária, depois de o Organismo Regulador Suíço para as Comunicações (OFCOM) ter exigido que a Rádio Cité – uma rádio regional genebrina, com uma audiência mensal de cerca de 200 mil ouvintes – voltasse a abrir o microfone para as comunidades estrangeiras. “Eles ficaram surpreendidos porque eu disse que só queria que esta emissão existisse se fosse todos os dias”, salientou, recordando o dia em que apresentou o projeto à direção da Radio Cité Genève.
A emissão foi criada com o objetivo de “informar, acompanhar e colocar em evidência a língua e cultura portuguesas, para que os portugueses, residentes em Genebra, possam estar atualizados”, afirmou.
A responsável acrescentou que a emissão diária ‘Portugalidades’, com uma auditório mensal que se situa entre os 45. mil e os 70 mil ouvintes, tem “uma missão social importante” junto da comunidade portuguesa residente em Genebra.

Um programa que não é só música

Até porque, salientou, “a rádio não é só música, é sobretudo um espaço onde se pode e deve discutir as problemáticas vividas no seio da comunidade portuguesa”. “Temos ajudado muitas pessoas, sensibilizando-as para as problemáticas existentes”, disse. Cristina é a única locutora que faz diretos de forma voluntária para a Radio Cité Genève, onde apresenta diariamente o programa ‘Portugalidades’ das 19h às 20h. “A maior recompensa do meu trabalho é o reconhecimento do público”, confessou a locutora, afirmando que o retorno tem sido “muito positivo”. “Sou a companhia diária de muitas pessoas que se encontram sós e isto deixa-me feliz”, admitiu.
A emissão é garantida por um grupo de convidados que colaboram para o programa diário da antena 92.2 de forma totalmente voluntária. “É muito difícil arranjar colaboradores sérios e motivados para integrar a equipa. Os que me acompanham, neste momento, são essenciais ao bom funcionamento do programa”, destaca.
Para além do espaço musical transmitido pela emissão diárias em FM, que ocupa um terço do tempo de antena do programa, a emissão conta ainda com várias rubricas dedicadas aos mais variados temas, sejam eles culturais, humorísticos, religiosos, científicos ou sociais.
Ao longo de dez anos, a locutora afirma que, “já passaram pela emissão várias personalidades da música popular portuguesa, tais como: Tony Carreira, Ana Moura, Zé Amaro, José Malhoa e algumas personalidades diplomáticas”. “O esforço de manter viva a emissão ‘Portugalidades’, com a boa vontade dos voluntariados de que nela participam, irá manter-se”, garantiu Cristina Rodrigues.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.