Brasil: Mortes violentas diminuem 22,6% de janeiro a julho

Data:

As mortes violentas no Brasil recuaram 22,6% nos sete primeiros meses do ano face ao mesmo período de 2018, segundo um levantamento publicado hoje pelo portal de notícias G1 com base nos dados oficiais de 27 estados do país. De janeiro a julho foram registadas 24,4 mil mortes violentas enquanto no mesmo período de 2018 o total foi de 31,5 mil assassínios.

Apenas em julho, ocorreram 3,1 mil assassínios no Brasil contra 4,1 mil no mesmo mês do ano passado.

O ministro da Justiça do Brasil, Sérgio Moro, comentou os dados na sua conta na rede social Twitter frisando que ocorreram “7.109 assassínios a menos até julho de 2019 em comparação ao mesmo período do ano passado (…) Crimes caem em todo o país”.

Na quarta-feira, o ministro já havia usado a mesma rede social para informar que em 30 dias houve um recuo de 53% dos casos de assassínios e de 40% dos roubos em cinco municípios escolhidos para iniciar um programa governamental de combate ao crime chamado “Em Frente Brasil”.

Outros levantamentos realizados por organizações não-governamentais também indicam uma tendência de queda no número de mortes violentas no país.

Um relatório anual do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, divulgado em setembro, contabilizou 57.341 assassínios no país em 2018, dado que indicou um recuo de 10,4% face ao total de 64.021 mortes violentas registadas em 2017.

O levantamento do G1 foi feito em parceria com o Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (NEV-USP) e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

Para sua realização são contabilizadas as vítimas de assassínios, latrocínios (roubos seguidos de morte), e lesões corporais seguidas de morte.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.