Pombal vai plantar 2500 árvores autóctones para recuperar áreas ardidas

Data:

O município de Pombal apresentou uma candidatura aos ‘Projetos Florestais ou de Conservação da Natureza e Recuperação da Biodiversidade’ para reflorestaçao de áreas ardidas através da plantação de espécies autóctones.
Segundo uma nota divulgada pelo executivo municipal liderado por Diogo Mateus, foram requisitadas “um total de 2500 árvores, que serão plantadas em mais de sete hectares de terrenos municipais, nas freguesias de Carriço, Pombal e União das Freguesias da Guia, Ilha e Mata Mourisca”.
O objetivo é a reconversão a recuperação de áreas florestais ardidas, reconversão florestal de áreas com pinheiro-bravo, eucalipto e acácias, mas também a informação e sensibilização da comunidade para a importância da preservação e valorização da floresta, explica ainda a nota da autarquia.
A plantação e adubação das árvores vai envolver voluntários de vários estabelecimentos de ensino, instituições particulares de solidariedade social, Juntas de Freguesia e da sociedade civil e tem início previsto para novembro de 2019, prolongando-se pela primavera e outono seguintes.
A espécie mais utilizada nesta iniciativa será o pinheiro-manso, incluindo-se também o freixo, a azinheira, o sobreiro e o carvalho-alvarinho.
Esta ação insere-se numa aposta “na valorização florestal e na transição para uma floresta mais sustentável e resiliente, com impactos positivos na qualidade de vida, mas também na sustentabilidade ambiental e na redução dos riscos para pessoas e bens”, refere a autarquia.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.