Proteção Civil de Viseu tratou 636 ninhos de vespa velutina este ano

Data:

Os Bombeiros Sapadores de Viseu trataram desde o início do ano 636 ninhos de vespa velutina e receberam mais de 900 denúncias, anunciou a Câmara.

“Desde o início do ano, o serviço municipal de Proteção Civil, através dos Bombeiros Sapadores de Viseu, já efetuou tratamento a 636 ninhos, conforme estabelecido no Plano de Ação para a Vigilância e Controlo da Vespa Velutina em Portugal”, refere o documento.

No comunicado de imprensa, a autarquia, adianta que “a resposta média da Proteção Civil municipal às mais de 900 denúncias efetuadas, desde 01 de janeiro de 2019, está nos cinco dias, exceção feita às situações que apresentam perigo iminente, nas quais a resposta é imediata”.

“Desde que foi detetado o primeiro ninho de Vespa Velutina no concelho de Viseu, em dezembro de 2016, o município tem-se empenhado no combate a esta praga, respondendo de forma célere às denúncias efetuadas quer pela população, quer pelas instituições”, assume a autarquia.

Segundo o comunicado, os números mostram uma evolução crescente na intervenção do serviço municipal de Proteção Civil em ninhos de Vespa Velutina no concelho de Viseu, uma vez que, refere o documento, “em 2017, foram detetados e tratados 64 ninhos e, em 2018, foram cerca de 300”.

“A Vespa Velutina, também conhecida por Vespa Asiática, apresenta riscos para a segurança pública do cidadão em tudo semelhantes aos que as restantes vespas europeias oferecem. No entanto, reage de forma muito agressiva às ameaças ao seu ninho perante intimação ou vibração externa provocada pela interação humana a cerca de cinco metros dos seus ninhos”, esclarece.

O documento conta que, “regra geral, os ninhos são construídos a cerca de 10 ou mais metros de altura, apresentando uma forma redonda ou em pera, podendo atingir as dimensões de um metro de altura e entre 50 a 80 cm de diâmetro”.

A autarquia esclarece ainda que “os riscos para o cidadão, em caso de picada, são em tudo idênticos ao da vespa europeia”, não se registanto, até à data, “qualquer vítima mortal no concelho de Viseu” provocada por este inseto.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.