Portugal quer português como língua opcional em países observadores da CPLP

Data:

Na apresentação da Rede de Ensino Português no Estrangeiro (Rede EPE) para o novo ano letivo, o presidente do Instituto Camões apelou aos países observadores da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) que integrem o português como língua opcional no ensino.
“Era bom que os observadores associados à CPLP integrassem a língua portuguesa como opcional, aqueles que ainda não o fazem, no seu sistema de ensino curricular ao nível do secundário porque esse é também um sinal forte de empenho e compromisso com os valores da CPLP”, disse Luís Faro Ramos no decorrer da apresentação da Rede EPE.
À margem, em declarações aos jornalistas, o presidente do Camões-Instituto da Cooperação e da Língua explicou que no ano passado, na cimeira de chefes de Estado e de Governo da CPLP, realizada na ilha do Sal, em Cabo Verde, foi aprovado um parágrafo a solicitar que todos os países que se tornem observadores associados da CPLP, possam adotar a língua portuguesa como pelo menos opcional no seu currículo público.
“É normal que um observador associado também mostre o seu empenho e compromisso com a língua portuguesa, adotando-a no currículo. É um apelo que faz sentido”, sublinhou.
Faro Ramos fez ainda outro apelo, direcionado aos países Ibero-Americanos, no sentido de que também em todos esses países o português seja ensinado como língua opcional no currículo oficial.
Sobre as parcerias com países lusófonos, lembrou que o português é falado por 270 milhões de pessoas em todos os continentes.
“É uma língua que pertence a todos os países que compõem a CPLP e o esforço de promoção do português deve ser feito em vários sotaques e pronúncias, porque é precisamente isso que enriquece a nossa língua”, defendeu.
Faro Ramos recordou a parceria já em prática com o Brasil para afirmar que Portugal está “sempre a explorar possibilidades de cooperação na área da língua com outros países”.

Ana Grácio Pinto

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.