Programa ‘online’ alerta jovens para perigos na Internet

Data:

Os jovens mas também os educadores e os pais têm desde hoje um novo programa educativo ‘online’ para dar a conhecer as boas práticas de utilização na Internet abordando temáticas como o “bullying” ou o “sextorsion”.
O “GeraZão” foi pensado para garantir a segurança e a privacidade dos jovens na Internet e está desde hoje disponível em https://www.gerazao.org/.
O programa pertence ao Facebook em parceria com a Organização Não Governamental (ONG) Cibervoluntarios Foundation e conta com o apoio da Direção-Geral da Educação, o Seguranet, a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) e o Centro Internet Segura.
Entre os conteúdos interativos destaca-se o “Desafio Z”, um itinerário ‘online’ que constrói uma rede saudável e segura, e o “Escape Room Z” – um jogo que permite uma aventura digital educativa.
Existem outros materiais como uma biblioteca de literacia digital do Facebook e recursos de formação do Instagram com padrões e guias sobre temas como o assédio, a identidade digital ou a marca pessoal.
“É fundamental para o Facebook que os jovens, pais e educadores portugueses, consigam usar a Internet de forma segura, conscientes dos riscos que existem e ao mesmo tempo, das possibilidades de segurança e privacidade que as redes sociais oferecem”, explicou Natalia Basterrechea, responsável do Facebook Espanha e Portugal na área de políticas públicas.
O novo programa surge no dia em que o Facebook divulga um estudo sobre “Comportamentos ‘online’ dos jovens em Portugal”, que tem por base um inquérito online feito durante o mês de agosto a 1000 jovens, entre os 14 e os 19 anos.
O estudo revelou que 38% dos jovens já se sentiu desconfortável enquanto navegava na Internet e 60% reportaram nas redes sociais situações que consideraram erradas.
A maioria já bloqueou ou deixou de seguir alguém, assim como a maioria garante que nunca partilharia as suas palavras passe com ninguém.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.