Eurovisão 2020 realiza-se na cidade de Roterdão

Data:

As semifinais e a grande final do concurso Eurovisão do próximo ano vão realizar-se na cidade de Roterdão, nos Países Baixos.

“Roterdão foi selecionada como cidade anfitriã do 65.º Festival Eurovisão da Canção depois de uma corrida renhida com a cidade de Maastricht. O concurso vai decorrer nos dias 12, 14 e 16 de maio de 2020”, pode ler-se no comunicado da União Europeia de Radiodifusão (EBU, na sigla em inglês).

No mesmo documento, o supervisor executivo da EBU para a Eurovisão, Jon Ola Sand, afirmou que “Roterdão mostrou um entusiasmo e compromisso fantásticos e tem as condições certas para acolher delegações de mais de 40 países em maio”.

Os Países Baixos ganharam o direito de organizar a Eurovisão depois de vencerem a edição de 2019, em Israel, com o tema “Arcade”, interpretado por Duncan Laurence.

Esta foi a quinta vez que aquele país venceu o concurso, depois dos triunfos em 1957, 1959, 1969 (‘ex aequo’ com Espanha, Reino Unido e França) e 1975.

A final do concurso foi disputada pelos 20 países escolhidos nas semifinais, 10 em cada semifinal, pelos denominados “Cinco Grandes” (França, Alemanha, Itália, Espanha e Reino Unido) e pelo país anfitrião (Israel).

Portugal falhou a passagem à final, com o representante português, Conan Osíris, e a canção “Telemóveis”, a não passar da primeira semifinal.

Portugal participou a primeira vez no Festival Eurovisão da Canção em 1964, tendo entretanto falhado cinco edições (em 1970, 2000, 2002, 2013 e 2016).

Entre 2004 e 2007, inclusive, e em 2011, 2012, 2014 e 2015, Portugal falhou a passagem à final.

Em 2017, pela primeira vez, Portugal venceu o concurso, com o tema “Amar pelos dois”, interpretado por Salvador Sobral e composta por Luísa Sobral.

Por ter vencido em 2017, no ano passado Portugal foi país anfitrião. Há um ano, em Lisboa, Israel sagrou-se vencedor do Festival Eurovisão da Canção com tema “Toy”, interpretado por Netta.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.