Leilão mecenático vai adquirir cinco litografias para o Museu Vieira da Silva

Data:

Um leilão mecenático, que visa adquirir cinco litografias de Maria Helena Vieira da Silva (1908-1992) vai realizar-se na segunda-feira, em Lisboa, para serem incluídas no espólio do museu da artista, anunciou  a organização.

O leilão, que será realizado na Praça Central do Centro Colombo, às 19:00, pela Cabral Moncada Leilões, acontece no âmbito da 9.ª edição de “A Arte Chegou ao Colombo”, em parceria com a Fundação Arpad Szenes – Vieira da Silva.

Aberto à sociedade civil, o leilão mecenático e presencial, vai convocar o público, empresas e instituições para a aquisição de cinco litografias de Vieira da Silva de uma coleção privada, que vão passar a estar integradas no acervo do museu.

As obras a leilão são cinco litografias de Maria Helena Vieira da Silva: “Le Tage” (1977), “Les Fontaines de Rome” (1977), “La Chambre” (1977), “Faience” (1971), “Transylvanie” (1974), que podem ser vistas na Praça Central do Centro Colombo, entre hoje e segunda-feira, no horário de funcionamento do centro, entre as 10:00 e as 24:00.

De junho a agosto, o centro acolheu uma exposição de ‘media art’ com 35 obras de Vieira da Silva, enquadrada no projeto “A Arte Chegou ao Colombo” e nas comemorações dos 25 anos de abertura ao público do Museu Arpad Szenes – Vieira da Silva

O projeto foi concretizado como museu temporário, e esteve no interior do Centro Comercial Colombo, com as obras de Vieira da Silva a ser alvo de animações, efeitos e desconstruções pela dupla criativa Oskar & Gaspar, com banda sonora de Rodrigo Leão.

Mais conhecida pela pintura, Maria Helena Vieira da Silva teve um percurso artístico que também passou arte pública, trabalhos de cenografia, tapeçaria, vitral e ilustração.

A iniciativa “A Arte chegou ao Colombo” foi lançada em 2011 e contou, no primeiro ano de arranque, com a parceria do Museu Coleção Berardo, na exposição dos trabalhos de quatro artistas nacionais – Joana Vasconcelos, Miguel Palma, Susana Anágua e Isaque Pinheiro.

Seguiram-se depois o Museu Nacional de Arte Antiga (2012), a exposição “Andy Warhol – Icons” (2013), a instalação interativa “The Pool”, da artista norte-americana Jen Lewin (2014), e a “A Divina Comédia de Salvador Dalí” (2015).

A praça central do Colombo recebeu ainda a exposição de fotografia de Terry O’Neill, “Faces of the Stars”, que antecedeu “O Mundo Fantástico de Paula Rego”, em 2017, e, no ano passado, foi a vez de “Roy Lichtenstein e a Pop Art”.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.