De 04 a 06 de outubro, regressa o Festival Al Mossassa a Marvão, que faz recuar a vila alentejana até à era da sua fundação por Ibn Maruan, no séc. IX.
A 14ª edição inclui recriações históricas com figurantes trajados a rigor, um mercado árabe, artesãos a trabalhar ao vivo, um acampamento militar com exposição de armas e jogos para crianças e cavaleiros em duelos de armas.
Haverá ainda música e dança exótica, saltimbancos, cuspidores de fogo, encantadores de serpentes, domadores de aves de rapina e artes circenses que vão relembrar o ambiente do séc. IX e as origens de Marvão.
Segundo uma nota divulgada pelo município, no ‘Mercado das 3 Culturas’, situado na parte alta da vila, vai ser reconstituído o ambiente de um mercado típico da época, com dezenas de pontos de venda.
Ali os visitantes vão encontrar um vasto leque de produtos e objetos relacionados com as culturas islâmica, judaica e cristã, “tomar o verdadeiro chá árabe e saborear as iguarias de então”, apresenta a nota da autarquia.
![]() | ![]() |
O Festival Al Mossassa terá ainda uma animação itinerante e de palco, ao longo dos três dias, com uma vasta programação que vai preencher aquele cenário amuralhado.
A inauguração oficial do Festival Al Mossassa de 2019 está agendada para as 17h30 de sexta-feira, 04 de outubro, junto ao edifício dos Paços do Concelho.
Este ano, nos dois dias do festival, a partir das 21h30, acontece ainda o ‘Marvão, na guarda da montanha!’, baseado numa das lendas da história de Marvão, com a participação de cerca de 50 pessoas, entre atores e figurantes.
Paralelamente ao festival, o município promove a XVI Feira do Livro de Marvão, que se realiza entre 0 4 e 13 de outubro, na Casa da Cultura.
Com o intuito de promover os hábitos de leitura, a autarquia oferece a entrada no Festival Al Mossassa a quem efetue a compra de um livro.
O Al Mossassa encerra no domingo, 06 de outubro, às 19h30, com o espetáculo ‘Celebração a Marvão, o término’, no interior do castelo.