Em outubro Marvão revive as suas raízes árabes

Data:

De 04 a 06 de outubro, regressa o Festival Al Mossassa a Marvão, que faz recuar a vila alentejana até à era da sua fundação por Ibn Maruan, no séc. IX.
A 14ª edição inclui recriações históricas com figurantes trajados a rigor, um mercado árabe, artesãos a trabalhar ao vivo, um acampamento militar com exposição de armas e jogos para crianças e cavaleiros em duelos de armas.
Haverá ainda música e dança exótica, saltimbancos, cuspidores de fogo, encantadores de serpentes, domadores de aves de rapina e artes circenses que vão relembrar o ambiente do séc. IX e as origens de Marvão.
Segundo uma nota divulgada pelo município, no ‘Mercado das 3 Culturas’, situado na parte alta da vila, vai ser reconstituído o ambiente de um mercado típico da época, com dezenas de pontos de venda.
Ali os visitantes vão encontrar um vasto leque de produtos e objetos relacionados com as culturas islâmica, judaica e cristã, “tomar o verdadeiro chá árabe e saborear as iguarias de então”, apresenta a nota da autarquia.

O Festival Al Mossassa terá ainda uma animação itinerante e de palco, ao longo dos três dias, com uma vasta programação que vai preencher aquele cenário amuralhado.
A inauguração oficial do Festival Al Mossassa de 2019 está agendada para as 17h30 de sexta-feira, 04 de outubro, junto ao edifício dos Paços do Concelho.
Este ano, nos dois dias do festival, a partir das 21h30, acontece ainda o ‘Marvão, na guarda da montanha!’, baseado numa das lendas da história de Marvão, com a participação de cerca de 50 pessoas, entre atores e figurantes.
Paralelamente ao festival, o município promove a XVI Feira do Livro de Marvão, que se realiza entre 0 4 e 13 de outubro, na Casa da Cultura.
Com o intuito de promover os hábitos de leitura, a autarquia oferece a entrada no Festival Al Mossassa a quem efetue a compra de um livro.
O Al Mossassa encerra no domingo, 06 de outubro, às 19h30, com o espetáculo ‘Celebração a Marvão, o término’, no interior do castelo.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.