A Sala Ribatejo do Santarém Hotel tornou-se uma montra dos produtos ribatejanos, durante a quarta edição do Agribusiness. De um lado, uma zona de degustação, do outro, várias mesas de reuniões. Por elas, passaram mais de 50 empresas da região que tiveram a oportunidade de estar frente a frente com 28 participantes internacionais, vindos de 15 países. O objetivo foi alavancar e potenciar novos negócios e parcerias além-fronteiras.
Da Polónia, veio Maciej Kierach, representante de uma empresa importadora, exportadora e distribuidora de vegetais, frutas, azeite, azeitonas e marisco. “A nossa empresa participa em eventos maiores, mas, na verdade, nesses eventos grandes, nem sempre é possível chegar a produtores locais e ficar a conhecer a sua oferta. Aqui, os importadores conseguem, de facto, conhecer não só catálogos, mas também produtos, cultura e atmosfera”, referiu. À procura de expandir a representação de produtos nacionais, Maciej afirmou ainda que o país tem “uma imagem positiva” junto dos clientes polacos. “Portugal é uma boa marca”, sintetizou.
Davor Dimitrijević, da segunda maior cadeia de distribuição da Bósnia-Herzegovina, também reconheceu a qualidade, quantidade e bom embalamento dos produtos que encontrou no Agribusiness. “Estou aqui para conhecer alguns produtores porque não temos ainda quaisquer bens portugueses nas nossas lojas. Talvez apenas vinho do Porto, nada mais”, explica o comprador, que identificou no evento uma oportunidade para descobrir novos produtos como vinhos, azeitonas e azeites.
Sérvia, Suécia, Suíça e França foram outros dos mercados representados. Para além destes, também Estónia, Hungria, Finlândia e Itália, entre outros, tiveram a sua estreia no evento, que este ano virou todas as atenções para os mercados europeus.