O Dia Aberto da Fundação Eugénio de Almeida regressou com um vasto programa de atividades lúdicas, informativas, pedagógicas e artísticas que acontecem até domingo, dia 29.
Um encontro com a Arte e a Ciência, um cine-concerto e visitas guiadas estão em destaque nesta sétima edição que oferece um programa diversificado de atividades e convida a conhecer, em ambiente de festa e com entrada livre, os espaços, os projetos e as equipas que dão forma à missão desta Instituição criada por Vasco Maria Eugénio de Almeida, há mais de meio século”, convida a Fundação num comunicado enviado ao ‘Mundo Português’.
Hoje, sexta-feira, entre as 18h e as 20h, o Pátio de Honra do Centro de Arte e Cultura (Largo do Conde de Vila Flor, Évora) recebe o ‘Speed Dating Ciência e Arte’, que junta cientistas e artistas com quem quiser com eles dialogar.
Com esta iniciativa, a Fundação Eugénio de Almeida associa-se à Noite Europeia dos Investigadores, que se realiza pela primeira vez em Évora.
No sábado, dia 28, as exposições patentes no Centro de Arte e Cultura vão estar em destaque, com visitas a obras selecionadas e conduzidas por Albuquerque Mendes, Samuel Rama, Alexandre Pomar e Sebastião Resende.
A iniciativa ‘Cara a Cara’ convida estes artistas e especialistas a partilhar com o público o seu olhar sobre obras e temas presentes na exposição ‘Studiolo XXI – desenho e afinidades’. Cada sessão dura 20 minutos e repete quatro vezes, entre as 15h e as 16h30.
“Uma excelente oportunidade para um contacto mais próximo com o universo da criação artística contemporânea, onde cabe a curiosidade e a troca de ideias franca, descontraída e aberta a todos”, refere o comunicado da Fundação Eugénio de Almeida.
Ainda no sábado, às 21h30, K. Wölf (Gonçalo Parreirão) e Orla (João Amorim) tocam ao vivo com o filme ‘De manhã à meia-noite’, de Karl Heinz Martin. Trompetes, guitarras elétricas, percussões, bouzouki irlandês, bandolim e sintetizadores analógicos são os instrumentos escolhidos pelos músicos para a construção de uma banda sonora original.
Visitas às quintas e prova de vinhos
Outra das iniciativas no âmbito do Dia Aberto da Fundação Eugénio de Almeida acontece no Centro de Inovação Social, inserido nas instalações da Fundação (Páteo de São Miguel, Évora), e visa o público mais jovem.
No ‘Workshop Art & Crafts para Miúdos’, artesãos locais mostram e ensinam a sua arte aos mais pequenos. Acontece no sábado, das 11h às 12h30 e das 15h às 16h30.
Ainda no dia 28, para o público em geral, haverá visitas livres entre as 10h e as 20h, ao Arquivo e Biblioteca Eugénio de Almeida, Centro de Arte e Cultura, Centro de Inovação Social, Coleção de Carruagens, Jardim das Casas Pintadas e Paço de São Miguel.
A Torre do Sertório (no Páteo de São Miguel) poderá ser visitada das 10h às 13h e das 14h às 16h.
Outras duas atividades, agendadas também para o dia 28, merecem destaque no programa do Dia Aberto da Fundação Eugénio de Almeida. A ‘Visita ao Enoturismo da Cartuxa’, que acontece às 10h e às 14h na Quinta de Valbom, convida a conhecer a riqueza arquitetónica e histórica do edifício onde a Adega da Cartuxa e a saber mais sobre a história vitivinícola da Casa Eugénio de Almeida. A visita termina com uma prova de vinhos e azeite.
A inscrição deve ser feita através do e-mail enoturismo.cartuxa@fea.pt ou do telefone 266748383.
E entre as 15h e as 18h, o Centro de Inovação Social recebe os ‘Voluntários do Ambiente’ para uma ação de voluntariado intergeracional, integrada no programa de voluntariado da Fundação Eugénio de Almeida.
Para esta atividade, a comunidade é convidada a participar numa iniciativa de voluntariado ambiental. “ Traga uma t-shirt antiga para, com os nossos voluntários e alguns utentes de organizações sociais, a transformar num belo saco utilitário”, convida a organização.
O programa completo do Dia Aberto da Fundação Eugénio de Almeida pode ser pesquisado em https://www.fea.pt/6563-dia-aberto-2019
Desde 2012 que a Fundação Eugénio de Almeida celebra, por ocasião do Dia Europeu das Fundações e dos Doadores, dia 1 de outubro, o seu Dia Aberto, um evento que pretende aproximar a Fundação dos seus diferentes públicos.
A Fundação Eugénio de Almeida, constituída em 1963, tem como missão promover o desenvolvimento sustentado da região de Évora nas áreas social, cultural, educativa e espiritual, explorando para isso todo o património agrícola e vitivinícola legado, cujas marcas ‘EA’, ‘Cartuxa’ e ‘Pêra-Manca’ são emblemáticas.