Perto de 30 mil eleitores no estrangeiro já votaram por via postal

Data:

Dados Oficias indicam que perto de 30 mil eleitores no estrangeiro já enviaram o seu voto, por via postal, para as eleições de 06 de outubro.
Este número já ultrapassa os 28.354 votos registados pelos emigrantes portugueses nas anteriores legislativas, indica um relatório da secretaria geral do Ministério da Administração Interna.
Até ao dia de ontem foram rececionadas 29.716 cartas de resposta, remetidas pelos eleitores no estrangeiro. O maior número de votos por via postal é oriundo da Europa (27.862), seguindo-se da América (1.719), Ásia e Oceânia (71) e África (64).
Para votar por via postal neste ato eleitoral estão inscritos 1.464.514 eleitores: 895.386 no círculo Europa e 569.128 no círculo Fora da Europa.
Esta é a primeira vez que foi dada aos eleitores residentes no estrangeiro a opção entre o voto por correspondência e o voto presencial, sendo que, dos 1.466.750 eleitores registados, apenas 2.242 (0,15%) escolheram votar diretamente nas urnas, normalmente situadas nos consulados.
No ano passado também foi aprovado o recenseamento automático dos portugueses residentes no estrangeiro, que permitiu alargar o número de eleitores de cerca de 300 mil para 1,4 milhões.
Nas anteriores eleições legislativas, a 04 de outubro de 2015, estavam inscritos 242.852 portugueses residentes no estrangeiro, tendo votado por via postal 28.354 eleitores.
O voto dos eleitores no estrangeiro feito por via postal, terá de ser expedido o mais tardar no dia da eleição (06 de outubro) e chegar à Assembleia de Recolha e Contagem, em Lisboa, o mais tardar até 16 de outubro. O envio é gratuito.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.