Há risco de “poluição do Sena” devido a incêndio em fábrica de Rouen

Data:

Um grande incêndio deflagrou esta noite, pouco antes das 3 horas da manhã, em Rouen, num prédio na fábrica da Lubrizol, que fabrica aditivos para lubrificantes. É um local classificado, ou seja, sob vigilância por causa das matérias-primas que utiliza.

O ministro do Interior francês, Christophe Castaner, está em viagem para Rouen. As causas deste desastre são ainda desconhecidas e a impressionante nuvem de fumo é visível a quilómetros de distância. “Haverá uma investigação judicial”, disse Pierre-André Durand, presidente do município de Seine-Maritime, referindo também que neste momento, não há nenhuma vítima a lamentar.

O presidente do município também mencionou “um risco de poluição do Sena” por causa deste incêndio. “Continuamos a lutar contra o fogo, com o risco de poluição do Sena transbordando lagoas de retenção”, disse à imprensa. O Sena, um dos principais rios franceses, passa por Paris antes de cruzar Rouen e depois desagua no canal no porto de Le Havre.

Incapazes de controlar o incidente, os bombeiros locais tiveram que chamar reforços dos departamentos vizinhos. Esta manhã o incêndio ainda mobilizava 200 bombeiros e 60 veículos. A camara municipal de Seine-Maritime confirmou à radio France Bleu a ativação de um centro de operações departamental (COD). A prioridade dos serviços de resgate é “proteger os produtos perigosos” que ainda estão em chamas na fábrica “para evitar acidentes”, disse Jean-Yves Lagalle, chefe dos bombeiros da Seine-Maritime.

“A principal prioridade é o interior das instalações da empresa que ainda não foram afetadas”, disse, acrescentando que duas fábricas próximas, igualmente com classificação, foram evacuadas. “Os bombeiros andam sobre 3 ou 4 cm de hidrocarboneto, esse tipo de fogo não sai apenas com água, é preciso colocar o concentrado de espuma, um tapete de espuma”, afirmou o Jean-Yves Lagalle. “É um incêndio extremamente perigoso para a segurança do pessoal”, acrescentou, classificando o incêndio como “fora do comum”.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.