Depois do Brasil, o programa de doutoramento em Ciências e Tecnologias da Informação, ministrado no Departamento de Engenharia Informática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), chega a Macau este ano letivo.
A sessão inaugural acontece a 14 de outubro, mas antes, amanhã, às 14h30 (hora portuguesa), realiza-se a cerimónia de lançamento que vai acontecer em simultâneo em Coimbra e em Natal, capital do estado do Rio Grande do Norte, Brasil.
Os novos estudantes vão assim estar juntos por videoconferência, com a presença dos coordenadores do programa doutoral em cada um dos locais: Henrique Madeira em Natal e Luís Paquete em Coimbra.
Com três dezenas de estudantes matriculados nesta edição do doutoramento, mais de metade estrangeiros, o programa de doutoramento em Ciências e Tecnologias da Informação procura explorar as oportunidades que a diversidade de espaços interdisciplinares em que a Computação e a Informática assumem um papel de relevo proporciona para a realização de projetos de investigação de elevado potencial científico e grande impacto.
“O plano doutoral está enquadrado pelo Centro de Informática e Sistemas da Universidade de Coimbra (CISUC), que fornece um ambiente propício à integração dos estudantes em equipas de investigação e correspondentes redes internacionais de conhecimento”, informa a FCTUC.
O alargamento a Macau representa vai gerar uma presença frequente dos docentes do Departamento de Engenharia Informática da FCTUC naquela região da China, com foco na investigação científica.
Henrique Madeira e Luís Paquete defendem o “grande potencial” deste doutoramento por permitir “o acesso ao nosso programa doutoral”, de estudantes “do território de Macau e da China”.
Os estudantes vão desenvolver a sua investigação no CISUC, centro que obteve classificação de ‘Excelente’ na última avaliação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT),.
A chegada do Programa Doutoral em Ciências e Tecnologias da Informação da FCTUC ao Brasil e a Macau resulta de parcerias estabelecidas entre a Universidade de Coimbra e o Instituto Federal do Rio Grande do Norte e o Instituto Politécnico de Macau.
Doutoramento em Ciências e Tecnologias da Informação de Coimbra chega a Macau
