Já arrancou em Santarém o encontro internacional de negócios do setor agroalimentar – Agribusiness 2019. Em três dias cerca de vinte compradores internacionais vão cumprir uma agenda de reuniões de negócios para conhecerem a oferta agroalimentar ribatejana.
O mercado europeu é o foco desta edição, segundo Carlos Lopes de Sousa, presidente do AgroCluster, “esta é a 4ª edição, já existe algum património de conhecimento, o que significa que conhecemos o mercado, conhecemos ainda mais profundamente os produtos dos nossos associados e os produtos das empresas que aqui estão representadas”.
Para o presidente do AgroCluster, “o objetivo é claramente promover os produtos da região, é dar entender àqueles que nos visitam os fatores diferenciadores, a qualidade e dessa maneira, o objetivo ultimo, promover o negócio”.
Acerca da produção e da qualidade da região do Ribatejo, Carlos Lopes de Sousa referiu ao Mundo Português que “estamos num território com um solo rico, um território com água e estes são dois fatores, juntamente com o sol, que são determinantes para um bom produto. Nós temos magníficos produtos, a todos os níveis, dentro da fileira agroindustrial, e até mesmo na fileira animal. O nosso tomate, o pimento, o azeite, o vinho, os enchidos, são produtos de excelência e que têm que ser dados a conhecer e nos quais podemos apostar sem qualquer problema, na medida em que eles são muito bons e temos que ter o arrojo de dizer que temos bons produtos, temos qualidade e é este o objetivo aqui, mostrá-lo e fazer negócio”.
A organização é do Cluster Agroindustrial do Ribatejo e foi financiada pelo Alentejo 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.