Na aldeia de Porto Carvoeiro e o rio Douro há festa no fim-de-semana

Data:

Dias 21 e 22 de setembro, Porto Carvoeiro recebe a iniciativa ‘Há Festa na Aldeia’, que volta a transformar o rio num palco e o largo da terra num local de festa.
A aldeida do concelho de Santa Maria da feira vai celebrar, assim, mais um ano deste projeto que, desde 2013, promove o turismo e dinamiza o território.
‘Há Festa na Aldeia’ é realizada pela Associação das Aldeias de Portugal (ATA), em parceria com município de Santa Maria da Feira e a junta de freguesia de Canedo, com o apoio do programa Parcerias para o Impacto do Portugal Inovação Social/Portugal 2020.
“Nesta sétima edição, o programa conta com muitas surpresas”, proete a organizaçao. Haverá atividades para todas as idades e os mais variados gosto culturais. Do concerto de Melech Mechaya à atuação dos gaiteiros de Miranda, passando por muita animação itinerante, a participação de vários grupos locais, as caminhadas à descoberta do património e as canoas no rio e as exposições.
A boa comida e os produtos tradicionais da região vão estar à venda no mercado da aldeia.

Porto Carvoeiro recebe a iniciativa 'Há Festa na Aldeia'

“O ‘Há Festa na Aldeia’ é um projecto pioneiro de desenvolvimento local, que trabalha no sentido de preservar as aldeias, as suas tradições e costumes, a sua memória e identidade”, explica uma nota divulgada pela ATA.
“Assenta a sua estratégia na teoria da mudança, um processo que propõe a dinamização dos lugares através dos seus habitantes, contrariando a tendência de promoção turística desincorporada da sua gente, associações locais e municípios. Ao tradicional juntamos temperos novos, contemporâneos, que lhe conferem um sabor mais fresco, renovado”, informa ainda.
Até ao momento, e desde 2013, o ‘Há Festa na Aldeia’ aconteceu em Areja (Gondomar), Burgo (Felgueiras), Castromil (Paredes) Couce (Valongo), Figueira (Penafiel), Porto Carvoeiro (Santa Maria da Feira), Ul (Oliveira de Azeméia) e Vilarinho de S. Roque (Albergaria a Velha).
Situada na freguesia de Canedo, concelho de Santa Maria da Feira, a aldeia de Porto Carvoeiro, implantou-se na margem sul do Rio Douro, enquadrada entre o rio e uma densa floresta de eucaliptos e pinheiros.
No passado, foi um dos mais importantes entrepostos comerciais do concelho. Ali chegava o sal vindo do Sul, o carvão do interior, e barcos de passageiros e de transporte do vinho do Porto. E dali saiam os barcos rabelos transportando até ao Porto diversos géneros, como madeiras, lenhas e carvão.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.