Comemorações de 40 anos de investigação em “villa” romana na Vidigueira

Data:

Um seminário, visitas guiadas, inauguração de uma intervenção artística e música vão marcar, no fim de semana, as comemorações dos 40 anos do início dos trabalhos de investigação arqueológica na “villa” romana de S. Cucufate, concelho de Vidigueira.

O programa das comemorações, promovido pela Câmara de Vidigueira (distrito de Beja), pela Direção Regional de Cultura do Alentejo e pela Universidade de Coimbra, vai começar no sábado, às 09:30, no salão nobre da autarquia, com o seminário internacional “A ‘villa’ romana de Cucufate no mundo romano”.

Segue-se, no sábado, a partir das 10:30, nas ruínas da “villa”, um “Dia aberto à população”, com inauguração da intervenção artística “Intemporal”, de Alejandra González Soca, apresentação de vídeos do projeto “Memórias de S. Cucufate”, de Tiago Pereira, atuações do grupo Adiafa e de grupos corais alentejanos e visitas guiadas.

Segundo a Câmara de Vidigueira, os trabalhos de investigação e escavações arqueológicas na “villa” romana de S. Cucufate, que começaram em agosto de 1979, sob a responsabilidade de investigadores das universidades de Coimbra e de Bordéus III, permitiram “trazer para a arqueologia portuguesa um dos mais importantes sítios arqueológicos de Portugal e a mais bem conservada ‘villa’ romana na Lusitânia”.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.