Um seminário, visitas guiadas, inauguração de uma intervenção artística e música vão marcar, no fim de semana, as comemorações dos 40 anos do início dos trabalhos de investigação arqueológica na “villa” romana de S. Cucufate, concelho de Vidigueira.
O programa das comemorações, promovido pela Câmara de Vidigueira (distrito de Beja), pela Direção Regional de Cultura do Alentejo e pela Universidade de Coimbra, vai começar no sábado, às 09:30, no salão nobre da autarquia, com o seminário internacional “A ‘villa’ romana de Cucufate no mundo romano”.
Segue-se, no sábado, a partir das 10:30, nas ruínas da “villa”, um “Dia aberto à população”, com inauguração da intervenção artística “Intemporal”, de Alejandra González Soca, apresentação de vídeos do projeto “Memórias de S. Cucufate”, de Tiago Pereira, atuações do grupo Adiafa e de grupos corais alentejanos e visitas guiadas.
Segundo a Câmara de Vidigueira, os trabalhos de investigação e escavações arqueológicas na “villa” romana de S. Cucufate, que começaram em agosto de 1979, sob a responsabilidade de investigadores das universidades de Coimbra e de Bordéus III, permitiram “trazer para a arqueologia portuguesa um dos mais importantes sítios arqueológicos de Portugal e a mais bem conservada ‘villa’ romana na Lusitânia”.