Feira d´Aires celebra 268 anos a partir de sexta-feira em Viana do Alentejo

Data:

A centenária Feira d’Aires, em Viana do Alentejo, onde o profano e o religioso “andam de mãos dadas”, abre na sexta-feira e inclui manifestações religiosas, música, mostra de atividades económicas, gastronomia e artesanato.

A celebrar 268 anos, o certame integra a tradicional feira franca e decorre até segunda-feira num espaço junto ao santuário de Nossa Senhora d’Aires, monumento nacional, localizado na periferia da vila de Viana do Alentejo, no distrito de Évora.

Em simultâneo, decorre a romaria ao santuário barroco, que este ano, a exemplo do que aconteceu em 2018, está condicionada pelo facto de o templo se encontrar encerrado para obras de conservação, requalificação e musealização, pelo que as cerimónias religiosas que habitualmente ali decorriam vão realizar-se na alameda do santuário.

O templo possui uma coleção invulgar de ex-votos populares, testemunhos de promessas efetuadas ao longo dos anos, sendo esta romaria considerada uma das mais importantes do Alentejo e atraindo milhares de pessoas ao local.

Promovida pelo município com o apoio das juntas de freguesia do concelho e associações locais, a feira pretende ser um “espaço privilegiado” para a mostra de atividades económicas, nomeadamente do tecido empresarial da região, incentivando o seu desenvolvimento e possibilitando novos contactos.

A edição deste ano do certame conta com a participação de perto de 80 expositores de vários setores de atividade, segundo divulgaram hoje os promotores.

Junto aos expositores das atividades económicas vai ficar instalado um pavilhão dedicado à gastronomia, que inclui restaurantes, tasquinhas e a venda de produtos tradicionais, como enchidos, queijos e doçaria.

Bárbara Bandeira (sexta-feira), Nelson Freitas (sábado) e Quim Barreiros (segunda-feira) são os cabeças de cartaz dos espetáculos musicais, com entradas livres.

Dança, cante alentejano, o 19.º Grande Prémio de Atletismo Feira d´Aires Luís Filipe Branco, festivais de acordeão e de folclore, corrida de toiros, encontro de música popular e o II Concurso Regional do Cão da Serra de Aires fazem também parte do programa da feira.

O Instituto do Emprego e Formação Profissional, através do Centro de Emprego e Formação Profissional de Évora, é um dos parceiros do município de Viana do Alentejo nesta edição da Feira d´Aires, nomeadamente com a colaboração no certame de alguns formandos do curso técnico de cozinha/pastelaria e de outros cursos.

O ponto alto das cerimónias religiosas é a procissão em torno do Santuário de Nossa Senhora d´Aires, que decorre no domingo à tarde.

Segundo a tradição, o culto a Nossa Senhora d’Aires começou em 1748, altura em que grassou em Évora uma epidemia.

Os comerciantes da cidade prometeram uma festa em honra de Nossa Senhora d’Aires se a epidemia fosse debelada e, como tal aconteceu, a festa decorreu na altura durante três dias.

Nos primeiros anos da romaria surgiu a Feira d´Aires, que conta já 268 anos, passando desde então a realizar-se os dois eventos em simultâneo.

Situado a cerca de três quilómetros da vila de Viana do Alentejo, o santuário de Nossa Senhora d´Aires, considerado o maior templo do sul do país, datado de 1743, que está atualmente encerrado, a beneficiar de obras de restauro, acolhe anualmente muitos peregrinos provenientes de todo o país, mas sobretudo do Alentejo.

Junto ao santuário de arquitetura barroca e neoclássica, há ainda a destacar a Casa dos Milagres, que guarda centenas de ex-votos populares pintados sobre lâminas de metal, tela e tábua.

Cartaz Feira D’Aires
Feira D’Aires 2019
Programa Religioso

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.