A centenária Feira d’Aires, em Viana do Alentejo, onde o profano e o religioso “andam de mãos dadas”, abre na sexta-feira e inclui manifestações religiosas, música, mostra de atividades económicas, gastronomia e artesanato.
A celebrar 268 anos, o certame integra a tradicional feira franca e decorre até segunda-feira num espaço junto ao santuário de Nossa Senhora d’Aires, monumento nacional, localizado na periferia da vila de Viana do Alentejo, no distrito de Évora.
Em simultâneo, decorre a romaria ao santuário barroco, que este ano, a exemplo do que aconteceu em 2018, está condicionada pelo facto de o templo se encontrar encerrado para obras de conservação, requalificação e musealização, pelo que as cerimónias religiosas que habitualmente ali decorriam vão realizar-se na alameda do santuário.
O templo possui uma coleção invulgar de ex-votos populares, testemunhos de promessas efetuadas ao longo dos anos, sendo esta romaria considerada uma das mais importantes do Alentejo e atraindo milhares de pessoas ao local.
Promovida pelo município com o apoio das juntas de freguesia do concelho e associações locais, a feira pretende ser um “espaço privilegiado” para a mostra de atividades económicas, nomeadamente do tecido empresarial da região, incentivando o seu desenvolvimento e possibilitando novos contactos.
A edição deste ano do certame conta com a participação de perto de 80 expositores de vários setores de atividade, segundo divulgaram hoje os promotores.
Junto aos expositores das atividades económicas vai ficar instalado um pavilhão dedicado à gastronomia, que inclui restaurantes, tasquinhas e a venda de produtos tradicionais, como enchidos, queijos e doçaria.
Bárbara Bandeira (sexta-feira), Nelson Freitas (sábado) e Quim Barreiros (segunda-feira) são os cabeças de cartaz dos espetáculos musicais, com entradas livres.
Dança, cante alentejano, o 19.º Grande Prémio de Atletismo Feira d´Aires Luís Filipe Branco, festivais de acordeão e de folclore, corrida de toiros, encontro de música popular e o II Concurso Regional do Cão da Serra de Aires fazem também parte do programa da feira.
O Instituto do Emprego e Formação Profissional, através do Centro de Emprego e Formação Profissional de Évora, é um dos parceiros do município de Viana do Alentejo nesta edição da Feira d´Aires, nomeadamente com a colaboração no certame de alguns formandos do curso técnico de cozinha/pastelaria e de outros cursos.
O ponto alto das cerimónias religiosas é a procissão em torno do Santuário de Nossa Senhora d´Aires, que decorre no domingo à tarde.
Segundo a tradição, o culto a Nossa Senhora d’Aires começou em 1748, altura em que grassou em Évora uma epidemia.
Os comerciantes da cidade prometeram uma festa em honra de Nossa Senhora d’Aires se a epidemia fosse debelada e, como tal aconteceu, a festa decorreu na altura durante três dias.
Nos primeiros anos da romaria surgiu a Feira d´Aires, que conta já 268 anos, passando desde então a realizar-se os dois eventos em simultâneo.
Situado a cerca de três quilómetros da vila de Viana do Alentejo, o santuário de Nossa Senhora d´Aires, considerado o maior templo do sul do país, datado de 1743, que está atualmente encerrado, a beneficiar de obras de restauro, acolhe anualmente muitos peregrinos provenientes de todo o país, mas sobretudo do Alentejo.
Junto ao santuário de arquitetura barroca e neoclássica, há ainda a destacar a Casa dos Milagres, que guarda centenas de ex-votos populares pintados sobre lâminas de metal, tela e tábua.