Balcão da Inclusão entrou  em funcionamento para apoiar cidadãos com deficiência ou incapacidade na Câmara de Viana Castelo

Data:

A Câmara Municipal de Viana do Castelo abriu , no espaço do Serviço de Atendimento ao Munícipe (SAM), o Balcão da Inclusão, uma nova valência dirigida a pessoas com deficiência ou incapacidade, suas famílias, organizações e outros que, direta ou indiretamente, intervenham na área da deficiência. O Balcão da Inclusão tem como objetivo prestar informação e mediação especializada e acessível sobre direitos e benefícios de acordo com a legislação em vigor; recursos e serviços existentes; diversas temáticas; bem como encaminhamento, mediação e sensibilização junto dos diferentes organismos.
O Balcão terá técnicos disponíveis para esclarecimento a munícipes, empresas ou associações às segundas-feiras, das 9h00 às 13h00, no Serviço de Atendimento ao Munícipe.
A nova valência surge depois de a Câmara Municipal de Viana do Castelo ter celebrado um protocolo de cooperação com o Instituto Nacional para a Reabilitação para a implementação do Balcão da Inclusão nos serviços do município. O objetivo é potenciar a intervenção da rede de Balcões de Inclusão, que o Instituto Nacional para a Reabilitação está a desenvolver ao celebrar protocolos com diversas autarquias, procurando encontrar nos municípios um interlocutor preferencial sobre a rede social existente para a qual possam reencaminhar e orientar os cidadãos com deficiência do concelho.
Este balcão pretende ainda criar uma linha de comunicação direta ao Balcão de Inclusão do Instituto Nacional para a Reabilitação (INR), espaço onde existem pessoas especializadas no atendimento de pessoas com deficiência e com um conhecimento profundo sobre os seus direitos.
Para o executivo, a celebração deste protocolo apresenta-se como uma resposta com grande valor para o Município de Viana do Castelo e que pode trazer ainda mais qualidade de vida aos cidadãos portadores de deficiência.
O acesso à informação constitui-se como condição basilar para o pleno exercício da cidadania, para que estes cidadãos possam assumir os direitos e deveres cívicos reconhecidos a qualquer cidadão num Estado de Direito.

Viana do Castelo, 16 de setembro de 2019
Gabinete de Comunicação e Imagem
Câmara Municipal de Viana do Castelo

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.